Ótima notícia para os empreendedores de todo o País: De dois a sete de maio o Sebrae vai realizar a VIII Semana do Microempreendedor Individual. Neste período serão realizadas 247 oficinas e 46 palestras, em 102 municípios e em sete bairros em Fortaleza. O evento é considerado o maior mutirão empreendedor voltado para os pequenos negócios realizado até hoje, no Brasil.
Com relação à capacitação dos participantes, serão realizadas oficinas sobre temas: comercialização, aquisição de produtos, planejamento, gerenciamento do negócio, controle do dinheiro, como o empreendedor pode se preparar para crescer e como pode aprender a formar o preço justo. Aqui no Ceará, o evento vai mobilizar todo o corpo técnico da instituição.
A figura jurídica do Microempreendedor Individual foi criada como forma de incentivar a formalização de milhões de brasileiros que empreendiam, mas que não tinham como abrir uma empresa. No Ceará, atualmente, há cerca de 195 mil MEI que, ao aderirem a figura jurídica criada pela Lei Geral da Micro e Pequena empresa, passaram a ter acesso a benefícios previdenciários como auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-maternidade e aposentadoria, além de ter direito ao CNPJ- Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, financiamentos especiais e a participar de licitações públicas.
O processo de formalização é rápido e pode ser feito de forma gratuita no Portal do Empreendedor (Aqui), no campo “Fomalize-se”. Após o cadastramento, o CNPJ e o número de inscrição na Junta Comercial são obtidos imediatamente sem custos e burocracia.
Lembrando que o Microempreendedor Individual, proprietário de micro e pequeno negócio, além de potencial empreendedor pode buscar orientações e cursos nos diferentes canais do Sebrae, como: a central de atendimento 0800 570 0800, as redes sociais e os mais de 700 postos de atendimento distribuídos pelo País.
Não perca essa grande oportunidade! O evento, sem dúvida, será uma ótimo para que o Microempreendedor Individual possa tirar dúvidas e expandir o conhecimento.
Fotos: Reprodução.