A Floresta Amazônica cobre um território de quatro milhões de km². Considerada o “pulmão” do planeta, a Amazônia é também o maior reservatório mundial de biodiversidade, recursos naturais e tradições culturais, representando um potencial inigualável de identificação de novos princípios ativos para a indústria de cosméticos. E é em torno desse vasto patrimônio que o Brasil deseja desenvolver uma sólida bioeconomia.
Atento a oportunidade, o Sebrae lançou um projeto de promoção e desenvolvimento de empresas da Amazônia que contribuem com o uso de métodos sustentáveis para a cadeia de valor do setor de cosméticos. O objetivo é oferecer apoio na área de pesquisa e inovação, bem como oportunidades de acesso aos mercados nacional e internacional.
Denominado “Cosméticos de Base Florestal da Amazônia”, o projeto do Sebrae reúne representantes dos estados brasileiros que formam a região amazônica: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins. Como guardiões da biodiversidade, cada estado é responsável por coordenar a promoção e desenvolver a competitividade dos produtores independentes que fabricam ingredientes na região.
Com base em uma política coordenada e na criação de parcerias com instituições e universidades, o projeto objetiva ainda acionar mecanismos que impulsionem o desempenho – como acesso ao conhecimento em matéria de tecnologia e inovação (o que inclui a validação de técnicas de extração), distribuição e análise de cadeias de produção, repartição de lucros, aspectos legais e abertura em direção aos mercados de cosméticos.
“Por enquanto, o projeto envolve cerca de 60 microempresas, mas a estimativa é que isso represente apenas 2% do potencial. Ou seja, restam 98% de oportunidades a explorar para que o projeto cresça”, revela Aécio Flávio Ferreira da Silva, Diretor Superintendente do Sebrae Amazonas.
Por ocasião de uma visita à França, os representantes do Sebrae dos estados brasileiros abrangidos pelo projeto se reuniram com representantes da Cosmetic Valley para analisar as bases de uma futura parceria.
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