Sebrae promove a Semana Nacional de Crédito

Acontece|oportunidades|Sebrae|Sebrae/CE

Com o objetivo de reforçar a importância do Sebrae e sua atuação em crédito orientado, vem aí mais uma edição da Semana Nacional de Crédito! Esta edição acontece de 2 a 8 de outubro em todo o Brasil  a a ideia é aproveitar o Dia da Micro e Pequena Empresa (celebrado no dia 05 de outubro), bem como o aniversário de 45 anos do Sebrae (09/10) para promover uma série de atividades em todo o país. Os atendimentos serão gratuitos, limitados a quatro horas de duração, seguidas ou não, e poderão ser realizados até a primeira quinzena de novembro.

Aqui no Ceará a primeira iniciativa do gênero aconteceu no último dia 28 de setembro, e reuniu na sede do Sebrae 47 empresas ligadas aos setores de alimentação, movelaria, sorvetes, automotivo e confecção que mantiveram contato com representantes do Banco do Nordeste, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Finep e Sicredi. Outras deverão ser realizadas nas regiões de Crateús e Baixo Jaguaribe, essa última durante a realização da Fenerj.

A previsão é de que, durante a semana, e em todo o país, sejam atendidas mais de 7 mil e 300 empresas. O foco serão os serviços de consultoria voltados à orientação para o crédito e microcrédito, seja pré ou pós-crédito, gestão financeira, Fampe e renegociação de dívidas bancárias. As atividades dessa Semana poderão ser realizadas ao longo do mês de outubro conforme disponibilidade de cada Sebrae estadual.

Semana de Crédito

Pegar empréstimo em banco é, no mínimo, a sexta opção do dono de micro e pequena empresa que precisa de capital de giro, sendo que metade desses empresários nunca tentou financiamento bancário, segundo pesquisa do Sebrae realizada este ano com 6,9 mil donos de negócio.

Para que os empreendedores superem essa barreira de forma orientada e sustentável, a instituição promoverá, em outubro, a Semana Nacional de Crédito, com atividades presenciais e on-line, via o Portal Sebrae. “Precisamos desobstruir os canais para que o crédito se torne viável, porque com juros altos e burocracia ele não chega às micro e pequenas empresas. Mas elas precisam de orientação, para que o remédio não vire veneno”, assinala o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Está programada a oferta de consultorias gratuitas, no limite de quatro horas, as quais poderão ser realizadas até 14 de novembro. Todas as atividades serão voltadas à orientação pré e pós-crédito, gestão financeira dos pequenos negócios e apresentação de garantias como o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) e as Sociedades Garantidoras de Crédito (SGC).

Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Nordeste e Banco da Amazonia vão participar da Semana, propondo aos empresários a renegociação de débitos bancários. A estimativa é atender 7.300 empresas em todo o país.

Ocorrerão também ao longo do mês atividades no Portal Sebrae voltadas à orientação para o crédito, como Papo de Negócios e videoaulas, além de Facebook Live.

Eventos Virtuais

A programação da Semana Nacional de Crédito vai contar, também, contará com eventos virtuais para ajudar o empreendedor que deseja orientação sobre gestão financeira. Um deles é o Papo de Negócio, que terá duas edições: uma na semana de 2 a 6 de outubro e outra no período de 16 a 20.

O primeiro bate-papo tratará sobre o apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento  Econômico e Social (BNDES) para as micro e pequenas empresas. Será apresentada uma nova ferramenta e explicações sobre o processo de concessão de crédito e exigências legais. Quem explica é o chefe do Departamento de Relacionamento Institucional e Gestão do Crédito Rural do BNDES, Carlos Alberto Vianna Costa. Já no segundo bate-papo, o internauta saberá como acessar financiamentos com o aval do Sebrae, por meio do Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas (Fampe). os usuários aprenderão como ele funciona e quais são os parceiros do Sebrae. O papo acontece com o gestor do fundo, João Silvério Júnior.

O Papo de Negócio terá duração de uma semana e permite a interação de especialistas com o público on-line. Funciona assim: um primeiro vídeo é divulgado na segunda-feira, quando o palestrante convidado faz uma explicação inicial sobre o tema do evento.

Ao longo da semana, até a quinta-feira (05), os internautas também poderão fazer perguntas e comentários sobre o vídeo. Na sexta-feira (06), as dúvidas são esclarecidas pelo convidado em novo vídeo. Os interessados podem acompanhar os eventos virtuais pela página: www.sebrae.com.br/papodenegocio.

Se você precisa de orientação sobre crédito e inovações sobre financiamento de microempresas, a hora é essa! Não perca a oportunidade e procure o Sebrae para participar da Semana Nacional de Crédito. Os negócios com certeza vão melhorar!

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter