O Sebrae vai sediar, nos dias 20 e 21 de agosto, o Seminário Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE): Coordenação Interinstitucional para o Futuro do Comércio Exterior Brasileiro. O evento tem como objetivo estimular a ampliação, diversificação, consolidação e a agregação de valor das exportações brasileiras, sob o comando do Ministério da Economia e participação ativa do Sebrae, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Apex-Brasil e outros parceiros.
O encontro marcará, também, o lançamento da nova fase do PNCE, a partir de uma nova metodologia de atendimento empresarial no tema, baseada em busca de melhores práticas internacionais e aplicada à experiência brasileira.
Sobre o PNCE
O Plano Nacional da Cultura Exportadora-PNCE integra a Política de Comércio Exterior do Governo Federal, a qual visa ampliar e diversificar as exportações brasileiras. O PNCE busca difundir a cultura exportadora e contribuir para ampliar o número de exportadores brasileiros, por meio de uma rede de apoio a empresas formada por diversas instituições – públicas e privadas – que atuam no fomento às exportações brasileiras.
O principal papel do PNCE é organizar as ações desenvolvidas por essas instituições de modo que sejam executadas de forma harmônica e encadeadas, evitando duplicidades e sombreamentos, e também minimizando lacunas; e desta forma, otimizando os esforços. O Plano conta com a participação de entidades nacionais, todos os governos estaduais e distrital, além de diversas instituições regionais.
A coordenação nacional do PNCE é feita pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC, e nas unidades da Federação por Comitês Estaduais compostos pelos principais intervenientes no comércio exterior regionais.
Serviço:
Seminário Plano Nacional da Cultura Exportadora: Coordenação Interinstitucional para o Futuro do Comércio Exterior Brasileiro
Dia: 20 de agosto de 2019
Horário: 13h30
Local: Sede do Sebrae Nacional – SGAS 605 – Asa Sul, Brasília (DF)
Fotos: Reprodução