Seca – 171 municípios cearenses em situação de emergência

Acontece

A situação dos municípios cearenses por conta da falta de chuvas, não é das melhores. Dos 184 municípios, 171 estão em situação de emergência, ou seja, 93%. Segunda a Defesa Civil do Estado, atualmente 93 municípios estão sendo contemplados com a Operação Carro Pipa. A Defesa Civil, diz ainda, que na próxima semana mais 60 cidades também entrarão na Operação.

A estiagem pela qual não só o Ceará, mas outros estados do Nordeste estão passando, é considerada a pior seca dos últimos 30 anos. Falta água inclusive para o consumo humano e animal. O agravante é que os reservatórios do Estado também estão secando e, ainda faltam alguns meses para a quadra invernosa começar.

O coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Hélcio Queirós, explica que a água fornecida pela Operação Carro Pipa deve ser apenas para beber e cozinhar mas, devido tamanha escassez em algumas localidades, as pessoas se veem na necessidade de utilizar a água para outros fins.

“Diariamente, chegam pessoas aqui lamentando a falta total de água. Não sabemos como faremos até o fim do ano, porque a situação é grave. A água fornecida pela operação acaba sendo desviada para outras atividades, que não beber e cozinhar, devido à necessidade”, explica o coordenador da Defesa Civil, Teobaldo Marques.

Para o restante da população que ainda tem acesso constante a água, o alerta é que usem de forma consciente o recurso. Mesmo pagando pelo tratamento da água que abastece muitas cidades, o desperdício agrava a situação de quem hoje não tem água para necessidades básicas, como para cozinhar e beber, por exemplo.

 

Foto: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter