No intuito de debater a proposta em construção da Escola de Circo de Fortaleza junto a todos os profissionais e artistas circenses da cidade, a Secretaria de Cultura realiza, nesta terça-feira (13), de 9h30min às 13 horas, e na quarta-feira (14), de 13 horas às 16h30min, no Centro Cultural Banco do Nordeste, o Seminário “Escola de Circo de Fortaleza: Caminhos e Propostas”. A entrada é livre e não será necessário fazer inscrições. Na abertura, haverá a apresentação do espetáculo Palafita, do Grupo Fuzuê.
O Seminário contará com a presença de dois importantes profissionais do ramo: Paulo Borges, Coordenador de Formação Artística do Circo Crescer e Viver (RJ) e Zezo Oliveira, artista, pesquisador, diretor de artes em circo e ex-diretor da Escola Nacional de Circo do Brasil (RJ). Ambos irão dividir suas experiências enquanto gestores de duas importantes escolas de formação em circo no País.
O Seminário contará ainda com a presença de Círio Brasil, presidente da Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (Apaece), Conselheiro Municipal de Circo e proprietário do Circo Mirtes e também com participação de Carol Holanda e Éric Vinícius, representantes do Fórum de Trupes, Grupos e Artistas Circenses Independentes.
Colaborando no debate como palestrante e mediadora das discussões, Inambê Sales, pedagoga, pesquisadora, doutoranda em educação e que atualmente desenvolve pesquisa sobre a educação de jovens em escolas de circo social do Nordeste.
O projeto da Escola está previsto na Lei Municipal de Circo (Lei nº 9959 de 24/12/2012), de autoria de Guilherme Sampaio, atual Secretário de Cultura do Estado do Ceará. A proposta do perfil da Escola vem sendo discutida ampla e democraticamente desde o início do ano com profissionais e artistas circenses da cidade de Fortaleza.
O Seminário Escola de Circo de Fortaleza: Caminhos e Propostas é uma realização da Secretaria de Cultura de Fortaleza, em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste e a Escola Porto Iracema das Artes.
Participe e leve sua voz. Todas as sugestões e opiniões são válidas para fazer este projeto acontecer da melhor forma possível!
Sobre o espetáculo Palafita
Por meio de contato e equilíbrio entre os corpos na técnica do mão a mão, dois artistas exploram as possibilidades de ocupação de espaço em que habitam e a construção de novas formas dentro dele.
As imagens formadas em cena remetem às palafitas – casas construídas acima do nível da água, sustentadas por estacas. O conceito de morada aqui cria a subjetividade da proteção, uma maneira de habitar os terrenos não estáveis da condição humana. O espetáculo terá duração de 30 minutos e é direcionado para pessoas a partir de 12 anos!
Ficou curioso? Então aproveite para conferir um pequeno teaser do espetáculo no vídeo abaixo!
[vimeo width=”850″ height=”580″]http://vimeo.com/98289496[/vimeo]
Sobre o Grupo Fuzuê
O grupo Fuzuê atua artisticamente no estado do Ceará desde 2004, sistematizando atividades corporais de pesquisas, experimentações, estudos práticos e teóricos na linguagem do Circo e da Dança. O desenvolvimento e realização de produtos artísticos nessa linguagem têm sido a principal investigação e desafio cotidiano do trabalho coletivo do grupo.
O grupo Fuzuê é um coletivo que se insere na categoria de trupes independentes, voltado principalmente para a criação de mercado e plateia para a arte circense, com fusões em outras linguagens artísticas, formação de novos criadores através de seu repertório de habilidades. Nesses dez anos de existência na cidade de Fortaleza-Ceará vem se destacando pelo seu trabalho sistemático, compromisso artístico e engajamento político nas suas atividades e açõessócio-culturais realizadas
Serviço:
Seminário Escola de Circo de Fortaleza: Caminhos e Propostas
Data: Dias 13/10 (9h30min às 13h) e 14/10 (13h às 16h30min)
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde d”Eu, 560 – Centro)
O seminário não necessita de inscrições prévias
Mais informações: 3105.1358
Fotos: Reprodução