A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está qualificando profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Capital para o fortalecimento da Política Nacional de Humanização. Quem desenvolve as capacitações é a Célula de Saúde Mental da SMS, com apoio do Ministério da Saúde. Ela terá início nesta terça-feira (23), na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), com o objetivo de alinhar as práticas do cotidiano dos serviços ofertados às diretrizes da Política de Saúde Mental.
O curso tem quatro módulos e terá carga horária de 60h, sendo 32h presenciais e 28h de atividades descentralizadas. Durante os módulos, serão discutidos o Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Humanização (PNH), Acolhimento, Trabalho em Rede, Cogestão, Clínica Ampliada, Equipe de Referência e Apoio Matricial. Ao fim do curso, previsto para setembro, haverá ainda a apresentação dos projetos de intervenção desenvolvidos durante a capacitação.
Cerca de 60 profissionais da Rede de Atenção Psicossocial de Fortaleza (CAPS) participarão do curso, além de Unidades de Acolhimento, Residências Terapêuticas, Serviço Hospitalar de Referência (AD) – Santa Casa e SOPAI, gestores e articuladores de saúde mental, além de representantes de usuários, movimentos sociais e da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública do Ceará,
Carolina Aires é coordenadora da Célula de Saúde Mental. Para ela, as capacitações irão qualificar o atendimento e fortalecer o vínculo entre os profissionais e usuários. “A capacitação irá valorizar a dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão do SUS, fortalecendo o compromisso com os direitos dos cidadãos, e fortalecer o trabalho em equipe multidisciplinar”, ressaltou.
Serviço:
Oficina de Qualificação da Rede de Saúde Mental de Fortaleza
Data: 23 de junho de 2015
Hora: 8h
Local: Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE) (Rua Desembargador Moreira, 2807 – 3º piso / sala C)
Fotos: Reprodução