Secult Ceará lança Comenda Patativa do Assaré 2020

Agenda Cultural|Cultura

Quem você indicaria para receber a Comenda Patativa do Assaré e celebrar a cultura popular tradicional? A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lança a Comenda Patativa do Assaré 2020 e, entre os dias 29 de novembro a 13 de dezembro de 2019, recebe indicações de nomes para receber esta importante homenagem. A condecoração é dada a personalidades, artistas, poetas, cantadores, pesquisadores(as) que se destacaram por suas relevantes contribuições à Cultura Popular Tradicional. Nesta edição, 5 (cinco) agraciados(as) receberão a comenda. As indicações podem ser feitas através de um formulário online, clique aqui para acessar.

Na mais recente edição da Comenda Patativa do Assaré, o Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC) aprovou, em maio de 2019, os nomes dos agraciados, também após indicação aberta ao público. A folclorista Elzenir Colares, o repentista e poeta Pedro Bandeira, e o também poeta popular Geraldo Gonçalves (In Memoriam) receberam a comenda do Governo do Estado, por meio da Secult.

Seleção

Os nomes indicados serão avaliados por uma Comissão de Seleção composta por sete membros: três integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC); dois integrantes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult); um representante da Universidade Regional do Cariri (URCA); e um representante da Fundação Memorial Patativa do Assaré. Os três nomes aprovados pelo CEPC seguem então para a Secult, que publicará o referido resultado no sítio eletrônico da www.secult.ce.gov.br e no Diário Oficial do Estado (DOE). As indicações da Comenda Patativa do Assaré do ano de 2019 serão incorporadas na seleção de 2020.

Cerimônia de Entrega

A cerimônia de entrega da Comenda será realizada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secult, em evento aberto ao público e realizado na Cidade de Assaré, no mês de março, por ocasião das comemorações do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, o poeta Patativa do Assaré.

 

Patativa do Assaré

Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, nasceu no dia 05 de março de 1909, na Serra de Santana, no município de Assaré. Foi cantador, repentista, compositor e um dos maiores poetas populares do Brasil. Através de sua poesia, foi intérprete e porta-voz das tradições e valores do sertão e do povo excluído de seu tempo. Escreveu sobre amor, sobre o cotidiano e os dramas do sertanejo, sobre as dificuldades enfrentadas com a seca e sobre o desafio que as novas tecnologias representa às formas tradicionais de sociabilidade do sertão.

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Inscreva-se na nossa newsletter