Quando um artista/professor entra em sala de aula um mundo de possibilidades se abre. Essa é a proposta do “Artista, Presente”, uma ação conjunta das Secretarias da Cultura e da Educação do Estado do Ceará voltada à formação artística e produção cultural no cotidiano das escolas. A ação, iniciada em 2018, segue com inscrições abertas em 2019. Secult e Seduc tornam pública a abertura do processo de credenciamento de propostas de artistas para a realização de formações artísticas nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EEMTI, compondo o quadro de atividades eletivas. As inscrições estão abertas até 14 de junho de 2019, até às 23h59min. As inscrições são gratuitas e exclusivamente online, pelo site http://editais.cultura.ce.gov.br/2019/05/20/edital-de-credenciamento-artista-presente-2019/
O Edital tem por objetivo aproximar artistas de diversas linguagens e campos de criação do ambiente escolar da rede estadual de ensino, impulsionando outros modos de experimentar, conhecer e produzir em artes. O Projeto Artista, Presente! consolida a articulação interinstitucional entre a Secretaria da Educação e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com o objetivo de integrar e potencializar as políticas no âmbito do Plano de Governo (7 Cearás) e dos Planos de Cultura e Educação, possibilitando a inserção de ações culturais estratégicas nas escolas.
As artes visuais, o teatro, o circo, a dança, a música, a literatura, o cinema e o audiovisual, dentre tantas outras manifestações artísticas, operam processos cognitivos em níveis intelectuais, emocionais e afetivos, o que estimula o desenvolvimento de diferentes inteligências, de maneira crítica e interdisciplinar. Acreditando nessa potência da arte aliada à educação, a Secult e a Seduc deram corpo a este projeto Artista, Presente!
Através do Edital serão selecionadas e credenciadas propostas de ensino de linguagens artísticas ou atividades afins a serem desenvolvidas como Atividades Eletivas, apresentadas por pessoas físicas com ensino superior completo e residentes no Estado do Ceará por no mínimo 2 (dois) anos, para compor um banco de ofertas para as Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). As propostas selecionadas irão compor um Banco de Propostas a ser disponibilizado às EEMTIs, devendo ser construídas referenciadas em uma das 16 ementas criadas pela Secult-CE para o Catálogo de Atividades Eletivas da SEDUC.
Fotos: Reprodução / Fonte: Secult