Secult lança Edital dos “Tesouros Vivos da Cultura” 2018

Cultura|Oportunidades

Uma vez por ano, todos os Mestres e Mestras da Cultura oficialmente reconhecidos se reúnem no Encontro Mestres do Mundo, no intuito de valorizar a cultura popular tradicional. E atendendo à meta do Plano Estadual de Cultura que prevê a ampliação do número de Mestres e Mestras de 60 para 80 até 2018, a Secretaria da Cultura (Secult) lançou nesta última segunda-feira(25), o Edital dos “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará.

Através do Edital, os mestres, os grupos e as coletividades são reconhecidos como difusores de tradições, da história e da identidade, atuando no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações. Selecionados por uma Comissão Especial, formada por 5 membros de notório saber na cultura popular, os quais serão designados pelo Secretário da Cultura, os mestres da cultura, os grupos e a coletividade passam a contar com reconhecimento institucional.  Os mestres e mestras também recebem um subsídio no valor de um salário mínimo mensal, como auxílio para a manutenção de suas atividades e para a transmissão de seus saberes e fazeres.  O programa Mestres da Cultura se tornou um referencial do Ceará para o Brasil, recebendo, à época de sua criação, prêmio do Ministério da Cultura, pela qualidade e pelos efeitos da iniciativa.
0

As inscrições para o Edital dos Tesouros Vivos da Cultura 2018 são gratuitas e poderão ser realizadas através da entrega da documentação em envelope lacrado ao Setor de Protocolo da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), no período de 25 de junho a 27 de julho de 2018, no horário de 08h às 12h e das 13h às 16h30min, ou por meio de serviços de correspondência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, com Aviso de Recebimento (AR), com postagem até o último dia de inscrição, aos cuidados da Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural – COPAHC, no seguinte endereço: Rua Major Facundo, nº 500, Edifício São Luiz, Centro, CEP: 60.025-100, Fortaleza-Ceará.

Fotos: Reprodução / Fonte: Secretaria da Cultura

Inscreva-se na nossa newsletter