Muitas vezes quem tem a saúde perfeita ou não possui nenhuma deficiência física ou mental, acaba tendo dificuldade de se colocar no lugar de quem as possui e precisa aprender a viver com elas! Porém felizmente existem pessoas que não só têm empatia por estas pessoas, mas que utilizam seu tempo e as tecnologias cada vez mais disponíveis no mundo moderno para criar verdadeiras “engenhocas”do bem!
Este é o caso do aplicativo “Seeing AI”. Ficou curioso? A gente explica! O Seeing AI ( no caso, a sigla AI vem do termo Inteligência Artificial) é um aplicativo criado pela Microsoft, que promete ajudar pessoas com deficiência visual a entender melhor o que está à sua volta. Para fazer isso, o app promete narrar o entorno de onde a pessoa está, utilizando as tecnologias de visão computacional e redes neurais.
Para usufruir da tecnologia, basta abrir o aplicativo no smartphone, escolher qual função utilizar e apontar a câmera do aparelho para o que quiser ver descrito. Daí em diante, o Seeing AI vai narrando o ambiente através de áudio. Entre as funções disponíveis atualmente estão por exemplo a descrição de pessoas, cenas em movimento, leitura de textos, documentos e código de barras, entre outras.
O sistema do aplicativo está programado ainda para reconhecer amigos e descrever a fisionomia de outras pessoas. Nesse caso, a invenção é capaz de indicar até mesmo a idade de pessoas diferentes emoções, por exemplo. Uma função que será disponibilizada no app em breve irá ajudar deficientes visuais até mesmo na hora de realizar pagamentos, indicando qual o valor e a moeda de cada nota. Os usuários que já baixaram o app através do Itunes e utilizaram a novidade já aprovaram e inclusive indicam o aplicativo, ressaltando que o sistema funciona rapidamente e com praticamente nenhum erro. Simplesmente o máximo, não é?
Se você ficou curioso para saber como o app funciona na prática, dá uma conferida no vídeo abaixo:
Para quem quer utilizar a tecnologia, o app Seeing AI já pode ser baixado gratuitamente para usuários do sistema iOS. Porém, para os brasileiras, tem uma notícia não tão bacana: por enquanto, o Seeing AI funciona apenas em inglês. A gente segue torcendo para que a versão em português chegue logo ao mercado e para que a iniciativa inspire cada vez mais pessoas a usarem seu tempo criando produtos que facilitem a vida de quem precisa! Viva o Seeing AI e a acessibilidade!
Fotos: Reprodução