De acordo com pesquisas da Universidade de Helsinque, na Finlândia, mulheres que apresentam o quadro de hipertensão na gravidez sem altas chances de terem filhos com dificuldades de cognição. E a situação da criança tem tendência a piorar de acordo com o passar dos anos.
O estudo analisou o histórico médico de 398 mulheres, todas mães de homens e nascidos entre 1934 e 1944. Como parte do serviço militar obrigatório, todos foram submetidos a testes aplicados pelas Forças Armadas da Finlândia. Na época, a idade dos rapazes era de vinte anos.
Agora, quase meio século depois, os homens foram submetidos a novos testes, todos com idade de 69 anos. Entre as questões avaliadas eram habilidades com o idioma, com a matemática e com relações visuais e espaciais entre objetos.
Os indivíduos que tinham mães hipertensas durante a gestação tiveram os piores resultados nos testes – tanto no primeiro, aplicado quando tinham 20 anos, quanto no segundo, aplicado quanto tinham 69. Um detalhe importante é que com o passar dos anos a pontuação deles decaia.
Fotos: Reprodução