Quanta vezes você já ficou chateado porque os mercados só vendem pacotes enormes de um determinado produto? Principalmente para aqueles que moram sozinhos, isso é um problema constante. Por mais que você saiba que vai estragar, é difícil encontrar outra solução. Isso sem falar no impacto ambiental e nas perdas econômicas.
Porém, nesta matéria vamos contar para você alguns truques simples, mas que realmente funcionam, para que você possa economizar dinheiro e comida. Veja que seguindo nossas dicas será possível salvar os seus alimentos, mantendo-os frescos por mais tempo e , claro, evitar o desperdício de comida e de dinheiro.
Batatas, cebolas, e maçãs
Esses alimentos devem sempre ficar guardados separadamente. Quando armazenados juntos, eles tem sua vida útil reduzida e desse modo como você conseguira economizar dinheiro e comida, não é mesmo? Conserve-os separadamente, isso evita que eles acumulem germes e produzam toxinas.
Bolo
Aquele bolo apetitoso do fim de semana vai durar muito mais se você cobrir as partes já cortadas com fatias de pão de forma. Elas removerão a umidade do ar, além de prevenir que o bolo fique seco no lugar do corte.
Frutas vermelhas
Ao comprar frutas vermelhas frescas (morangos, etc.) você deve imediatamente colocá-las em um pote com água e vinagre (na proporção de 10:1). Isso matará os micro-organismos e fará as frutas durarem muito mais.
Ervas
Congele suas ervas frescas colocando-as em um tabuleiro junto com um pouco de azeite, e depois cortando a mistura já sólida em cubinhos. Estes quadradinhos saborosos durarão muito tempo!
Legumes
Legumes devem ser congelados após terem passado por uma rápida fervura. Para isso, ferva a água e deixe os vegetais imersos nela por cerca de um a dois minutos. Em seguida, transfira-os para uma panela com água fria, para parar o cozimento. Depois é só secá-los um pouco, colocá-los num pote ou saco, e congelar.
Pesquisas mostram que uma casa brasileira desperdiça, em média, 20% dos alimentos que compra semanalmente, o que remete a uma perda de cerca de US$1 bilhão por ano, ou o suficiente para alimentar 500 mil famílias.” Chocante, não é? O bom é que seguindo essas dicas para economizar dinheiro e comida, os seus alimentos vão durar muito mais. E com tanta gente faminta no mundo, nenhum alimento deveria ir parar na lixeira, não é mesmo?
Fotos: Reprodução.