Sem estresse! 5 calmantes naturais para aliviar a tensão

Comportamento|Dicas|Saúde

Que atire a primeira pedra quem não vive hoje com aquela sensação de que o “tempo voa”! Basta reparar, era segunda-feira, não fizemos nem metade do que nos propomos fazer, e já chega a sexta. O final de semana começa, mas, em um piscar de olhos, termina! E por aí vai… Com toda essa correria” que não tem fim e que, muitas vezes, gera prejuízos para a saúde e a qualidade de vida, não é de se admirar que os dias andem mais complicados e estressantes, não é mesmo?

Como diz aquela expressão bastante comum: não está fácil para ninguém. É pressão em casa e no trabalho, ou mesmo a caminho dele, já que o trânsito congestionado só complica ainda mais a situação. Mas, antes de pedir socorro a medicamentos, que tal experimentar calmantes naturais para aliviar a sua tensão?

Os calmantes naturais são uma alternativa segura, que não causam prejuízo ao organismo, e que ajudam a pessoa a controlar crises de ansiedade ou outros problemas relacionados. Conheça alguns deles:

1. Maracujá

Seus efeitos já são bastante comentados e, de fato, o maracujá pode ser um grande aliado. Isso porque a fruta contém alcaloides e flavonoides, que são substâncias depressoras do sistema nervoso central, atuam como analgésico e relaxante muscular. O chá da folha do maracujá é muito usado para controlar ansiedade.

2. Camomila

A dica “tome um chá de camomila para se acalmar” realmente faz sentido! O principal nutriente da camomila são os flavonoides, que têm ação anti-inflamatória e são excelentes antioxidantes, combatendo radicais livres e prevenindo doenças crônicas.

Além disso, a camomila contém a cumarina, também antioxidante, e a glicenia, que é a substância que exerce o poder calmante sobre os nervos, ajudando a relaxar. O flavonoide apigenina que está presente na planta liga-se a receptores GABA de maneira semelhante aos benzodiazepínicos, atuando na redução da ansiedade”.

3. Erva cidreira 

Historiadores apontam que a erva que tem sido cultivada há mais de dois mil anos, na Idade Média, é um dos melhores calmantes naturais que existem. Tente tomar 300-500mg, três vezes ao dia para melhorar o humor. Podem estar presente em suplementos de ervas, chá ou óleos essenciais.

4. Valeriana

O uso da valeriana como calmante natural faz com que haja redução do nervosismo, e proporciona uma noite reparadora de sono. Tomar 200mg, 3-4 vezes por dia. Encontradas também em gotas cápsulas de chá ou tintura.

5. Erva de São João

Apesar de ser usada muitas vezes como laxante, diurético, para tratamento de insônias, dores de cabeça, etc, a erva de São João também é conhecida por ajudar no combate à depressão. Isso porque ela contém hipericina e seus fito complexos possuem ação calmante.

Lembrando que, embora o tratamento fitoterápico a cada dia demonstre mais a sua eficácia, como qualquer tratamento ele requer antes um diagnóstico correto da doença para que a planta utilizada seja eficaz. Vale a pena lembrar que as plantas também tem efeitos colaterais. Portanto, consulte sempre um médico para saber a dosagem correta para o seu caso.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter