saudade de viajar
Aeroporto oferece “viagem de mentirinha” para quem está com saudade de viajar
8 de julho de 2020
filmes de terror
Estudo aponta que fãs de filmes de terror lidam melhor com pandemias
8 de julho de 2020

Semana do Audiovisual Cearense: Dom Fragoso

A programação online “Semana do Audiovisual Cearense” continua nesta semana com mais uma obra cinematográfica. O filme “Dom Fragoso”, de Francis Vale, estreia às 20h desta quinta-feira (9) no site do Cineteatro e em seu canal no YouTube. Todos os filmes após suas estreias continuam disponíveis por tempo indeterminado nas mesmas plataformas citadas.

O documentário de 2011 é sobre Dom Antônio Batista Fragoso (1920 – 2006), paraibano, 1° Bispo Diocesano de Crateús, no sertão do Ceará, no período de 1964 a 1998. O filme expõe as reflexões de Dom Fragoso sobre fatos importantes da história do Brasil. Trata de sua experiência na organização dos trabalhadores rurais em sindicatos e nas Comunidades Eclesiais de Base (CEB) durante o regime militar. Pessoas de sua convivência contam a importância de seus ensinamentos para suas vidas, numa época de silêncio e medo. O filme também traz depoimentos de seu personagem principal, além de fotos, documentos e trechos de jornais.

Francis Vale (que faleceu em dezembro de 2017), em 2011, no lançamento de “Dom Fragoso” disse que as salas comerciais de cinema não teriam interesse em veicular o documentário, mas que a obra deveria ser exibida “onde o povo está”. Na ocasião, Francis também disse que a história de dedicação de Dom Fragoso às causas populares é seu maior legado.

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *