Estamos na Semana Nacional de Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de setembro, e um dos grandes objetivos do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é mostrar que trânsito é uma questão de cidadania, que faz parte do dia a dia de todas as pessoas. A partir desta ideia, o tema definido para este ano convoca toda a sociedade brasileira a refletir sobre o assunto: seja você a mudança no trânsito.
Por acreditar que a melhoria nesse quadro parte da mudança de atitude de todos os atores que fazem o trânsito – pedestres, ciclistas, passageiros e condutores, a Prefeitura de Sobral abriu a campanha na última sexta-feira (18), com um seminário realizado no Centro de Convenções do município.
Durante a solenidade de abertura, foi destacada pelo vice-prefeito de Sobral, Carlos Hilton Soares, a importância da presença dos agentes públicos para a regulação do tráfego e a segurança de motoristas e pedestres. “Infelizmente a sociedade brasileira ainda não aceita a fiscalização. Eu acho extremamente positivo quando estou andando na cidade, sou parado e sou fiscalizado. Se eu estiver legal não tenho nada a temer, muito pelo contrário, a presença desses agentes públicos garante minha segurança”, destacou o vice-prefeito.
O intuito da ação também foi reforçado pela titular da Secretaria da Saúde de Sobral, Mônica Lima: “A Semana Nacional do Trânsito tem o objetivo de divulgar ações preventivas e juntar forças no combate aos acidentes de trânsito, por meio de fiscalização e educação”, afirmou Mônica.
Na abertura da campanha em Sobral, estiveram presentes o secretário de Cidadania e Segurança, Sidney Moraes; o secretário adjunto da Saúde, Zezé Leal; o coordenador de Trânsito de Sobral, Dr. Lino; o comandante da Guarda Civil Municipal, inspetor Rodrigues; o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, Ten. Cel. Carvalho Moura; o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Roberto Flávio Dutra; o Neurocirurgião Dr. Gerardo Cristino; e o diretor da UFC de Sobral, Dr. Vicente Pinto.
A Semana Nacional de Trânsito é uma realização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Ministério das Cidades, com parceria com SEST e SENAT. Em Sobral, a campanha conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cidadania e Segurança, da Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano e da Secretaria da Saúde.
Fotos: Reprodução.