Semana Santa: Hemoce recebe doações de sangue para o feriadão

Acontece|Ceará|Saúde

Como todos sabem a Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Entretanto, o feriado prolongado não é sinônimo de sossego e reflexão espiritual para todos.

Na Semana Santa o crescimento do fluxo nas estradas e rodovias aumenta os riscos de acidentes, fazendo crescer a demanda do estoque de sangue. Por isso, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Estado, já está se preparando para as possíveis emergências do feriado que ocorre nos dias 25, 26 e 27 deste mês.

O lançamento da campanha que visa aumentar o número de doadores ocorreu na última quinta- feira (17), com um show solidário do sanfoneiro Waldonys, que há quatro anos é padrinho voluntário da iniciativa. Lembrando que o sangue doado ao Hemoce é utilizado em transfusões, cirurgias, no tratamento de pacientes com câncer e nos atendimentos de urgência e emergência em todo o estado do Ceará.

Quem pode doar

Para doar sangue é necessário ter mais de 50 kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e boa saúde. No momento da coleta é necessário apresentar um documento original com foto. Os menores de 18 anos devem apresentar o termo de consentimento, disponível para download no site do Hemoce, assinado.

hemoce  2

Todo o processo de doação dura em média 40 minutos e até três pacientes podem receber o sangue coletado. Para facilitar o procedimento, há opções de coleta em vários pontos na capital e no interior. Em Fortaleza, além da sede do Hemoce, na Avenida José Bastos, n° 3390, no bairro Rodolfo Teófilo, os voluntários podem doar no posto de coleta no IJF e na sede do Vapt Vupt em Messejana, onde há uma unidade móvel até o final deste mês.

Para quem não está na capital cearense, o Hemoce recebe os voluntários nos hemocentros regionais nas cidades de Iguatu, Sobral, Quixadá, Crato e Juazeiro do Norte.

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter