Seminário Internacional reúne exemplos de sucesso nacionais e internacionais

Cultura|Em Fortaleza

A pluralidade de conteúdos abordada pelo Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades levou ao Centro de Eventos do Ceará exemplos de sucesso no âmbito da Juventude e do Empreendedorismo. O último painel desta quarta-feira (04/03) reuniu exemplos de sucesso nacionais e internacionais inclusos na temática.

Abordando a temática “Fortaleza da Juventude – Construindo uma Rede de Proteção Social e de Oportunidades para as Juventudes”, Brizzi enumerou políticas de sucesso desenvolvidas em Fortaleza, apontando iniciativas voltadas ao acolhimento, à inclusão, ao pertencimento, à educação, à formação, ao esporte e à difusão artística e cultural.

Enriquecendo a abordagem, Annabella Stieren, coordenadora do projeto Peace Leaders, parceiro da Rede Cuca por meio do Instituto sueco Fryshuset, explanou o tema “A Paz que Falta: O Papel Positivo dos Jovens na Promoção da Paz Sustentável”.

A painelista defendeu a inclusão social e a ampliação de oportunidades, apresentando histórias de resiliência em diversos territórios do mundo e destacando a importância da resistência desprendida pela juventude, cujo potencial transformador deve ser considerado e estimulado.

Segundo indicadores apontados por Annabella, Fortaleza é destaque na promoção da paz por meio de cursos de liderança e ativismo. O Peace Leaders Fortaleza educou 10 facilitadores locais e 2 líderes de equipe, além de fornecer treinamento em liderança, gestão de conflitos e comunicação para 70 jovens. Os projetos impactaram mais de 800 vidas em territórios vulneráveis da Capital.

Debruçado sobre o tema “Juventude: uma geração de oportunidades”, o presidente do Observatório Internacional da Juventude, Daniel Calarco, defendeu a construção de uma sociedade sustentável e inclusiva, construindo soluções e repensando a relação do Estado com a juventude.

Por fim, Konrad Dantas, mais conhecido por Konzilla, detalhou sua trajetória profissional por meio da palestra “Da favela ao business”. Na ocasião, o compositor, produtor e empresário, considerado um dos principais responsáveis pelo sucesso do funk brasileiro, ressaltou a importância do alinhamento entre a produção de conteúdos e a responsabilidade social.

Fotos: Reprodução / Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Inscreva-se na nossa newsletter