Para encerrar a primeira edição do concurso Jovens Criadores Senac, foi realizado desfile apresentando a coleção desenvolvida pelo vencedor Caio Nascimento, no último sábado (13). Na ocasião, o Senac Ceará anunciou o lançamento da segunda edição do concurso, que visa promover a criatividade dos participantes, fomentar a cultura, estimular e descobrir novos talentos da moda. O evento, realizado no Senac Aldeota, foi prestigiado por profissionais e estudantes da área, imprensa, formadores de opinião e gestores do Sistema Fecomércio Ceará.
“O Sistema tem contribuído para que a moda do Ceará possa continuar crescendo, dando oportunidades para jovens como o Caio, que mora no Sertão Central, para que esses realizem os seus sonhos”, disse o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt. Ele anunciou ainda que a premiação da nova edição do concurso Jovens Criadores Senac será em abril de 2024, em evento de Moda que reunirá empresários do segmento, visando abrir portas do mercado para novos talentos.
Sobre o concurso
Ao vencer o concurso em 2022, Caio Nascimento recebeu um prêmio de R$ 15 mil, mentorias de moda e apoio dos laboratórios do Senac para desenvolver essa coleção – para a qual ele recebeu R$ 5 mil destinados ao desenvolvimento das peças que também foram registradas em ensaio fotográfico e serão comercializadas em um ponto de venda em Fortaleza. As mentorias foram com os consultores externos David Lee, Eduardo Motta e representantes da Instituição, englobando não só o desenvolvimento da coleção, mas o rebranding da sua marca, que passa a se chamar Caïo.
O resultado é a nova coleção “As Ruas do Brasil”, que traz 11 looks em que se destacam a valorização da produção artesanal do Sertão Central do Ceará, “com uma pegada jovem e contemporânea”. Cores vibrantes e a técnica de alfaiataria também se sobressaem nas novas criações do estilista de Quixeramobim.
Em 2023, o concurso segue com o lançamento de processo seletivo gratuito, com divulgação do regulamento e inscrições on-line. Entre as novidades dessa edição, está o enfoque na valorização da cultura cearense revestida no tema “Da tradição à economia criativa: a moda conectada com o consumo consciente e sustentável”. Portanto, para fomentar o regionalismo, o fortalecimento de um ecossistema de reuso e a preservação ambiental, todo o processo criativo vai se basear na metodologia upcycling.
Vale ressaltar que a segunda edição dos Jovens Criadores contará com o processo de consultoria e mentoria, com nomes de destaque no mercado nacional da Moda. “Além disso, estamos ampliando o espaço de criatividade, aumentando a quantidade de desfiles ao contemplar os vencedores dos três primeiros lugares. A ideia é dar mais visibilidade aos nossos talentos”, destaca a diretora Regional do Senac Ceará, Débora Sombra.
Mais informações: https://lp.ce.senac.br/jovenscriadores
Fotos: Divulgação/SENAC/CE.