Alô chocólatras assumidos de plantão, vocês sabiam que o fim do chocolate pode estar mais próximo do que se imagina? Duas das maiores fabricantes do doce no mundo, a Mars, Inc. e a Barry Callebaut, alertam que o chocolate está acabando.
A quantidade de chocolate que vem sendo consumido tem sido muito maior do que o que o produzido, o ritmo de produção de cacau não tem acompanhado o crescimento do consumo do produto.
Cerca de 700 mil toneladas de chocolate a mais do que a quantidade produzida foi consumida em 2013. O déficit deve chegar a um milhão de toneladas em 2020 e dois milhões em 2030. Isso quer dizer que, além do alimento acabar ficar mais caro, o percentual de cacau presente no doce também deve diminuir. Ele seria substituído por gordura vegetal e sabor artificial. Outra opção é aumentar a mistura com outros recheios, como amêndoas.
Alguns fatores estão causando uma baixa produção de cacau. Além de suas árvores levarem um longo período para crescerem, tornando a produção lenta, o tempo seco na região da África que abrange Costa do Marfim, Camarões e Ghana, região que produz cerca de 70% do chocolate do mundo, afetou e diminuiu a produção.
Um grupo de agricultores da África Central está tentando resolver este problema desenvolvendo árvores capazes de produzir sete vezes a quantidade de grãos da árvore tradicional de cacau. Mas não comemore antes do tempo, pois os chocolates podem não ter o mesmo sabor.
Se desesperou e ficou com vontade de comer uma barra inteira de chocolate? Hoje ele está liberado, mas só hoje! Depois vá com calma, para que o chocolate como nós conhecemos, e gostamos, dure o máximo de tempo possível!
Fotos: Reprodução