Será que a carreira pública é para você?

Comportamento|Dicas|Estilo de Vida

Como todos sabem, os processos seletivos para conquistar cargos públicos exigem muita dedicação e estudo, pois além de difíceis, costumam ser longos e bastante disputados. Entretanto, a cada dia que passa, o projeto de trabalhar para o governo parece estar ganhando cada vez mais adeptos. Os principais motivos são os altos salários iniciais e a famosa estabilidade profissional.

O que pouca gente sabe é que a rotina de um servidor público não é o “mar de rosas” que os concurseiros costumam idealizar. Depois de passar por um processo seletivo longo e difícil, o candidato pode descobrir com o tempo que o serviço público é completamente incompatível com a sua personalidade. Por isso, antes de dedicar seu tempo e dinheiro, descubra se o seu perfil tem mesmo a ver a carreira pública.  

◊ Você gosta de mudanças

A famosa estabilidade dos empregos públicos tem o seu lado B: na maioria dos casos, a rotina do servidor sofre raras alterações. Pelo menos se o referencial de comparação forem os empregos na iniciativa privada. Portanto, não adianta dizer que você “enjoou” de um determinado projeto ou de departamento, será bem difícil mudar de lugar.

carreira-publica-2

◊ Você odeia burocracia

Se processos longos e engessados existem até em empresas privadas, que dirá em instituições governamentais, não é mesmo? Pensada como forma de dificultar a corrupção, a burocracia é uma característica indesviável do serviço público. Por isso, se você não lida bem com “papelada”, é bom repensar sua inscrição no próximo concurso.

◊ Você se motiva por desafios

Segundo alguns especialistas em concursos públicos, a estrutura pesada da máquina pública costuma trazer muitos obstáculos para atingir resultados inéditos e bater metas. Além de assustar quem está acostumado a desafios frequentes, a situação pode trazer o receio de estagnação profissional.

◊ Você tem necessidade de inovar

Sabia que a maioria dos empregos públicos abre pouco espaço para a inovação? Não é um limite tão rigoroso, já que novas ideias para aumentar a eficiência são sempre bem-vindas. O problema é que há um rígido controle burocrático de cada procedimento, às vezes estabelecido em lei, que não dá margem para certas mudanças.

carreira-publica-3

◊ Você quer fazer fortuna

É verdade que os salários iniciais são melhores na esfera pública, mas não há limite de renda para os mais competentes nas empresas. Por isso, quem quer ganhar muito dinheiro pode acabar se decepcionando e acredite: No fundo, quem procura uma carreira pública deve buscar um significado maior em sua vida profissional, sua missão na sociedade, e não procurar apenas um bom salário.

Depois desta matéria você acha que seu perfil tem a ver com a carreira pública? Já se interessou por alguma área específica? Conte para gente…

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter