Imagina só a situação: a temperatura média ao redor do mundo está ficando cada vez mais alta. Você quer se refrescar com aquela cerveja geladinha, mas não só ela está ficando cada vez mais rara nas prateleiras, como o preço está cada vez mais caro. Parece roteiro de filme de terror, mas segundo especialistas, pode ser a realidade daqui a alguns anos. Sim, pesquisadores afirmam que se o aquecimento global continuar, a cervejinha nossa de cada dia vai sumir! Oh, e agora, quem poderá nos ajudar????
Cientistas da Universidade da Califórnia, da Universidade Chinesa de Pequim, da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, do Centro Internacional Mexicano para Melhorias do Milho e do Trigo e da Universidade de East Anglia (Inglaterra) se uniram para estudar os efeitos do aquecimento global. E descobriram coisas preocupantes. Segundo eles, as variações bruscas de temperatura e as ondas de calor e ar seco podem levar a um declínio brusco da produção da cevada no mundo. E para bom cervejeiro, saber que a colheita de cevada está em risco é uma notícia preocupante.
Isso porque a cevada é um dos principais ingredientes da cerveja! Com essa queda na produtividade, a primeira e principal consequência vai ser uma alta no valor da bebida. Estima-se que pode dobrar ou até triplicar de preço! Ai que desespero!
Claro que dentre as crises mundiais geradas pelo aquecimento global, o problema da cevada e da cerveja está longe de ser o mais grave. Mas a ideia do estudo é alertar os governos, indústrias e população sobre os impactos negativos da poluição. Mesmo nos menores detalhes de nosso cotidiano. Mas calma que ainda dá tempo de melhorar esse cenário. “Se conseguirmos diminuir nossas emissões de gases de efeito estufa e limitar a magnitude geral das mudanças climáticas, ajudaremos a evitar os piores cenários que simulamos nesta análise”,disse ao jornal BBC News Brasil o pesquisador Nathan Mueller, professor do Departamento de Ciências da Terra da Universidade da Califórnia.
Salvem nossa cerveja!!!
Fotos: Reprodução