Série fotográfica retrata idosos trans – e muito bem com isso!

Hype do Bem|Hypeando|Inspiração da Semana

Sempre que se fala em militância LGBTI+, logo associamos uma imagem de um grupo de pessoas jovens lutando pelo direito de ter a sexualidade que quiserem, certo? Pois é, muito se fala sobre a sexualidade entre os jovens, e acabamos esquecendo que as pessoas mais velhas também tem questões ligadas a sexualidade. Com a abertura – ainda que pequena – da sociedade, cada vez maior é o número de pessoas mais velhas que assumem sua sexualidade ou sua inconformidade de gênero. Estamos falando difícil? É simples: Está aumentando a quantidade de idosos trans, gays e afins!

E foi justamente para dar voz a esse público ignorado por muita gente que uma fotógrafa nos Estados Unidos fez uma série de retratos. Jess Dugan criou o projeto To Survive on This  (Ou Para Sobreviver Neste Lado, em tradução livre).

Ao lado de uma assistente social, Jess viajou pelos Estados Unidos durante cinco anos. Ao longo deste período, ela fotografou e conversou com várias pessoas trans e em não conformidade de gênero, porém mais velhas. “Antes do início do projeto, ouvi vários jovens trans dizerem que nunca tinham visto imagens de pessoas trans mais velhas. Por isso, elas não faziam ideia de como seria a vida delas daqui para frente”, afirmou a fotógrafa. “Criei esse projeto para eles, assim como também para registrar e validar as experiências dos idosos trans, muitos dos quais lutaram pelo mundo em que vivemos hoje.”

O resultado foi um livro emocionante repleto de imagens incríveis. E na galeria abaixo, você pode conferir algumas dessas fotos:

Lindo, não é mesmo? E sempre é bom lembrar: seja idosos trans, sejam jovens gays, seja o que for, todo mundo merece respeito, certo?

Fotos: Reprodução/Jess Dugan

Inscreva-se na nossa newsletter