A cama é o móvel em que a pessoa deita para dormir. Lugar de descanso para alguns e o melhor lugar do mundo para outros, ela dispõe de vários motivos para decoração, que vão desde colchas bonitas e sedosas a almofadas diversas. Mas e a cabeceira? Você dá importância para esta parte do móvel?
Por um bom tempo, a cabeceira de cama não foi motivo de tanta relevância quando o assunto era decoração de dormitórios. Embora muitas pessoas pensem nelas como um acessório opcional, nos últimos anos essa parte do móvel vem ganhando um novo status, passando a chamar a atenção de quem dita a moda.
Elas têm uma funcionalidade adequada no quarto, assim como são capazes de deixá-lo mais bonito, valorizando o espaço em que costumamos descansar. A boa escolha do modelo da cabeceira é um passo importante na criação do quarto que você deseja. Os modelos disponíveis no mercado são numerosos, indo dos tradicionais tipos em madeira ou metal aos estampados e coloridos.
Mas se você quer dar um up no visual do quarto tendo uma cabeceira com modelo diferente mas não pretende gastar muito, a solução é colocar a habilidade em prática e soltar a criatividade. De acordo com a arquiteta Natali de Mello, qualquer pessoa pode criar diversos tipos de cabeceira, bastando para isso escolher o material que deseja utilizar. Podem ser ripas de madeira, papel de parede, prateleiras, quadros, pinturas, entre outros. “Em um dos meus projetos a cliente queria uma cabeceira rústica e diferente.Resolvemos aplicar uma ripa de madeira de demolição, que serve de prateleira estreita para quadros, papel de parede e um futon”, contou a arquiteta.
O No Pátio dá sete dicas de como confeccionar uma cabeceira bonita, estilosa e diferente, gastando bem pouco e garantindo originalidade e aconchego no resultado final. Mas não esqueça, paciência é o segredo do sucesso em qualquer atividade. Vamos então aprender?
Se sua cabeceira é em madeira basta encapá-la com o tecido que desejar para obter esse resultado. Ou você pode comprar placas de madeira. Use cola de tecido ou de madeira para fixar o material na cabeceira.
2- Cabeceira feita com pallets
Esse tipo vem sendo usado com muita frequência. Os pallets são estruturas usadas para o transporte de produtos e em geral podem ser encontrados em depósitos. Se optar por ele, saiba que você pode pintá-lo ou expô-lo ao natural, dando ares rústicos ao quarto.
3. Cabeceira com quadros e molduras
Essa é bem simples, basta selecionar alguns quadros, fotos dos amigos, do namorado ou da família, emoldurados ou não (ou até mesmo só a moldura). Assim, além de exclusiva, sua cabeceira te trará boas recordações todos os dias.
Essa nova tendência é baratinha, criativa e prática para quem deseja ter uma cabeceira de cama, mas não quer comprar uma tradicional. Basta usar adesivos na parede no lugar da cabeceira. Atualmente existem dezenas de modelos de adesivos de parede que imitam cabeceiras de cama e podem tranquilamente substituir o objeto real. “Não é uma solução que dura muito tempo e também não é muito confortável, mas é uma ótima ideia para quem quer economizar ou deixar o ambiente diferente e descolado. Para deixar um pouco mais aconchegante, coloque travesseiros no canto da cama com a parede”, recomenda Natali.
Sobraram pisca-piscas do Natal? Você pode reutilizar essas luzes para criar uma cabeceira de cama totalmente diferente. É só fazer um “varal” atrás da sua cama para dar um efeito incrível no seu quarto! Mas cuidado com as lâmpadas que aquecem e com fios desencapados. Sua segurança deve estar em primeiro lugar.
6- Cabeceira de madeira
Uma ideia similar à cabeceira de pallets é usar tábuas de madeira posicionadas de forma criativa para fazer sua própria cabeceira de cama. Se a madeira estiver “feia”, basta pinta-la com a cor de sua preferência.
7-Cabeceira de janela
Reformou a casa e sobrou uma janela de madeira? Não a jogue fora, você pode reaproveitá-la criando uma cabeceira de janela. Se preferir, pinte conforme a sua preferência e repagine a cor. Se o modelo permitir, vale até mesmo colocar alguma decoração “dentro” da moldura da janela, como pequenos quadros, adesivos ou pequenos vasos de flores.
O importante é experimentar e inovar para fazer uma cabeceira totalmente inusitada mas que tenha a sua cara. Seja com livros, quadros, letreiros ou até placas, o resultado final só vai depender da sua criatividade e estilo.
Fotos: Reprodução.