Setembro Amarelo: 3 filmes sobre saúde mental para ver na Netflix

Hype do Bem|Hypeando|Inspiração da Semana
saúde mental

Estamos em plena campanha Setembro Amarelo. O mês é dedicado a projetos de prevenção ao suicídio, esclarecimento sobre a depressão, ansiedade e outras doenças psicológicas e, claro, projetos de cuidado da saúde mental. Afinal, se a gente cuida tanto da saúde do corpo, por que não cuidar também da saúde da mente? Então, seguindo essa temática, trouxemos três filmes sobre saúde mental que são significantes justamente por discutirem a importância de cuidar da saúde mental e o que problemas que algumas pessoas acham “bobagem” na verdade podem trazer grandes consequências. E o melhor: todos eles estão na Netflix. Então, confere só a lista:

Saúde mental e relação com o corpo: O Mínimo Para Viver

Vivemos em um mundo de imagens, redes sociais e julgamentos. Com isso, os padrões estéticos parecem cada dia mais impossíveis de se alcançar. E por mais que diariamente movimentos contra a gordofobia e de aceitação do próprio corpo surjam, ainda há muita gente brigando feio com a balança e com o espelho. Mas, ao contrário do que algumas pessoas pensem ou digam, estar magro não é necessariamente sinônimo de estar saudável. E é isso o que vemos em O Mínimo para Viver, onde acompanhamos a jovem Ellen em sua batalha pela vida e contra a anorexia. O filme mostra como a conscientização sobre transtornos alimentarem é importante e como buscar ajuda não pode ser estigmatizada.

The Fundamentals of Caring e a saúde mental vista com bom humor

Nem todos os filmes sobre saúde mental precisam ser tristes e pesados. The Fundamental of Caring é um filme leve, mas que aborda um tema muito importante: a forma de se encarar a vida após um trauma. Nele, Ben resolve virar cuidados após perder o pai. Então ele conhece seu primeiro cliente, Trevor, um jovem de 18 anos com distrofia muscular e uma língua afiada. Juntos, eles embarcam em uma aventura sem precedentes para conhecer a vida que Trevor só sabe através da TV e dos documentários que assiste.

A amizade e a saúde mental em As Vantagens de Ser Invisível

O jovem Charlie está enfrentando uma série depressão após o suicídio de seu amigo. Ele também lida com a culpa por um acidente de carro que sua tia sofreu e acabou morrendo. Então, por não ter mais nenhuma outra amizade, ele escreve cartas para um amigo imaginário após entrar em uma nova escola. A esperança dele é que nesse novo local ele consiga fazer amigos novos e se sentir melhor. Então lá, ele acaba sendo acolhido por um grupo de amigos que, mesmo sem querer, tentam mostrar a ele que existe alguma cor na vida. As Vantagens de Ser Invisível é um filme sensível que mostra que não temos total controle sobre o que aconteceu na nossa vida, mas que podemos sim escolher como os imprevistos vão nos afetar e impedir de chegar onde queremos.

Se identificou com algum desses filmes sobre saúde mental? Então procure ajuda, afinal, saúde mental é coisa série e buscar ajuda para lidar com situações difíceis não é motivo nenhum de vergonha!

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter