A campanha Setembro Amarelo em 2023 tem como mote “Se precisar, peça ajuda”. Organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina, ela mobiliza entidades de todo o País com o objetivo de prevenir o suicídio e conscientizar sobre a necessidade de cuidado com a saúde mental.
E a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) mais uma vez abraça a causa com a realização de uma série de atividades, tanto internamente quanto em diálogo com a sociedade, para estimular a prevenção do adoecimento e a elaboração de políticas públicas e leis que contribuam para o desenvolvimento de ações na área da saúde mental.
A Alece tem investido ainda no treinamento dos servidores para atender melhor a sociedade e usar uma comunicação não violenta. Um ganho para os servidores e seus dependentes foi a ampliação do Plantão Psicológico, a partir de uma articulação entre as células de Saúde Mental e de Psicologia.
O atendimento passou a ser feito todos os dias. Há também a realização de rodas sistêmicas semanais para trabalhar diversas temáticas com os servidores. A participação é aberta a todos e os encontros ocorrem às quartas-feiras à tarde e às quinta-feira pela manhã. A temática de cada roda é divulgada por meio dos canais da Comunicação Interna da Alece.
Para mais detalhes sobre as ações da Alece, acesse aqui.
Fotos: Reprodução / Fonte: Assembleia