Siderúrgica do Ceará começa a ser construída após 32 anos de espera

Acontece|Negócios

O estado do Ceará já está se preparando para receber uma siderúrgica, após uma espera de 32 anos, após a apresentação do primeiro projeto, em 1976. A obra está em fase de terraplanagem e deve ser concluída em 2014. O empreendimento é um dos mais avançados já pensados para o estado e o único que está na Zona de Processamento de Exportação do Pecém (ZPE-Pecém).

As empresas responsáveis em estruturar a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) são a brasileira Vale e as sul-coreanas Posco e Dongkuk Steel.  A previsão é de que o Produto Interno Bruto (PIB) estadual tenha aumento de 6%, na fase de construção. Na primeira fase da obra, o valor estimado a ser investido é de US$ 4,2 bilhões, mas não se sabe quanto já foi aplicado desse valor, pois não foi divulgado pela empresa.

Mesmo após tantos anos de projeto da siderúrgica, a população que vive no entorno do local da obra não sabe ainda como o empreendimento irá funcionar. Muitos reclamam que não foram ouvidos e que foram retirados sem uma indenização favorável. De acordo com a assessoria de imprensa, a CSP já apresentou o projeto às comunidades no entorno da obra.

 

Foto: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter