Silêncio, por favor!

Comportamento|Estilo de Vida

Durante anos os tímidos foram vistos como fracassados e esquisitos, mas a ciência os estudou e descobriu seus segredos e como eles podem ensinar os extrovertidos

timido_nopatio

Como canta os Smiths: “timidez é legal, mas pode te impedir de fazer tudo que você gostaria na vida”. A verdade é que a timidez é bem comum e muita gente se esconde atrás dela. Muita gente não sabe que tem as características de tímido e os mais tímidos pensam que só eles são assim, que estão sozinhos no mundo.

Na nossa cultura, 50% da população se considera tímida. Dentro do círculo social, um em cada três amigos é introvertido. São pessoas que, tecnicamente, possuem uma prática social, mas precisam de momentos de solidão para se sentir bem novamente. E muita gente ainda tenta viver como os extrovertidos, pois, por muito tempo, reservar-se era um problema.

A ciência, agora, descobriu as qualidades desses seres que preferem o silêncio e um tempo sozinhos: concentração, produtividade e bom senso. Agora eles são mais valorizados, servindo de lição para aqueles que não conseguem parar de jeito nenhum. Mas por culpa do século XX, os tímidos ainda são questionados se está tudo bem quando resolvem passar um tempo sozinhos.

A timidez não é doença, é apenas mais um modo do cérebro funcionar. A internet tem ajudado aos tímidos a se comunicarem. Falar com os dedos, sem necessidade de respostas imediatas, deixou-os mais confortáveis. Foi então que começaram a avaliar as vantagens de ser extrovertido.

timido2_nopatio

Sem necessidade de se expor, os introvertidos se concentram melhor e dedicam mais foco para encontrar a solução de um problema. O psicólogo Richard Howard realizou um experimento, distribuindo labirintos impressos para um grupo de 50 pessoas. O resultado é que os introvertidos foram melhores, por serem mais pacientes.

Eles dão respostas mais tardias, mas o seu cérebro trabalha com associações e memórias e eles tendem a achar respostas que os extrovertidos não achariam. E essa extrema concentração afeta as atividades em equipe, eles se saem melhor trabalhando sozinhos.

Por muito tempo, o mundo acreditou que só chegariam a cargos de liderança aqueles mais extrovertidos, mas um líder introvertido tem suas vantagens. Pesquisadores de Harvard fizeram um estudo e descobriram que funcionários liderados por um extrovertidos deixavam de dar suas opiniões.

Com os introvertidos, os funcionários não temem conflitos com a chefia e se sentem seguros para dizer o que pensam e assim o lucro aumenta. Nas relações sociais, eles são ótimos ouvintes. Porque eles passam mais tempo calados, observam mais do que agem e sua sensibilidade os torna observadores perspicazes. Entende sua expressão facial, tom de voz e percebem quando algo não vai bem.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter