Dilma Rousseff elegeu-se Presidente da República, cargo ocupado pela primeira vez por uma mulher no Brasil. Isso é um marco na história democrática do País e na da luta feminina por igualdade social. Nos esportes, entre tantas modalidades, podemos dar destaque ao futebol feminino. Mesmo com menos dinheiro e uma publicidade menor que a do futebol masculino, Marta e suas companheiras vêm mostrando nestas Olimpíadas que merecem respeito e admiração ao dar um show cada vez que entram em campo.
Mas as mulheres não conquistaram posição apenas na política ou no futebol. Elas estão dirigindo empresas, ocupam espaço de destaque em diversas áreas e começam a aparecer até nos mais fechados redutos masculinos. Para discutir o papel da mulher na sociedade contemporânea, a Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) realiza, na manhã desta terça-feira (09), o Simpósio Luso-Brasileiro, com o tema “A mulher na sociedade contemporânea”.
A convidada para o debate sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea é a doutora em Ciências Sociais, com especialidade em Antropologia, Cláudia Vaz. Ela é professora auxiliar do Instituto Superior de Ciência Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa e coordenadora do Ser Mulher em Português.
Participam ainda do simpósio, como debatedoras, a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, também presidente do Partido da Mulher Brasileira (PMB), a professora de Direito Internacional da FFB, Talita Dal Lago, a promotora de Justiça e presidente da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, Grecianny Cordeiro, e a presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e TV (Acert) e das Empresas de Rádio e Televisão do Ceará, Carmen Lúcia Dummar.
O evento, que é uma parceria com o Instituto Luso-Brasileiro de Relações Internacionais (Ibrain) e a Faculdade Farias Brito (FFB), será no Auditório Murilo Aguiar, das 8:30 às 11 horas. As inscrições para o simpósio que discutirá o papel da mulher na sociedade contemporânea são gratuitas e abertas ao público, podendo ser feitas no dia do evento.
Fotos: Reprodução.