A síndrome da segunda-feira

Comportamento|Trabalho

Conheça dos dois males que atingem alguns profissionais: desmotivação profissional e síndrome do impostor

profissional_nopatio

A sua desmotivação e desanimação no trabalho não é única. Especialistas afirmam que está cada vez mais comum entre os profissionais em cargos importantes, que sofrem com questionamentos sobre suas próprias competências e sobre seu valor dentro das grandes empresas.

De acordo com pesquisa sobre motivação individual e de grupo da Universidade de Harvard, um funcionário pode passar toda a sua carreira com um rendimento de 25% da sua capacidade e mesmo assim manter seu emprego, mas se motivado da maneira correta pode chegar a um desempenho de 80% de sua capacidade.

A exigência e pressão no trabalho, a desvalorização no trabalho e a perda de tempo para o deslocamento em grandes cidades são os maiores motivos de desmotivação no ambiente de trabalho. Além disso, o profissional se sente pressionado para estar sempre atualizado e conectado a maior parte do tempo. Mas com algumas dicas é possível manter-se motivado e trabalhando com toda a sua capacidade:

profissional2_nopatio

1. Diferencie as tarefas simples daquelas que realmente exigem da sua inteligência;
2. Descubra a sua hora de maior produtividade e reserve-a para tarefas mais complicadas;
3. Tenha uma rotina e a cumpra sempre, faça as atividades na hora planejada;
4. Aprenda a começar e terminar seus trabalhos, não seja um workaholic;
5. Seja persistente. Crie um método único que você se identifique.

Outro mal dos profissionais é a síndrome do impostor, relacionada à baixa autoestima. A pessoa é altamente competente, mas se sente insegura e sente que só está ocupando o cargo por acaso, acredita que não tem capacidade para as responsabilidades do trabalho. Esse tipo de distúrbio afeta pessoas brilhantes, mas que durante sua formação aprenderam que não tem valor e se colocaram em padrões inatingíveis.

Homens e mulheres podem ser afetados pelo distúrbio, mas os homens demoram mais a admitir que estão com problemas. Com terapia, é possível reverter o problema e o profissional aprende a se conhecer e usar melhor suas competências.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter