Síndrome dos rostos demoníacos: conheça esta rara condição

Bizarro|Entretenimento
rostos demoníacos

Não é incomum as pessoas dizerem que preferem “ver o diabo do que fulano de tal”. Mas e se a gente disser que tem gente que praticamente não tem outra opção a não ser ver rostos demoníacos? Estamos falando de quem tem uma rara condição que afeta o cérebro, fazendo com que ela enxergue rostos deformados e assustadores.

De nome complicado, a condição se chama prosopometamorphopsia, mais conhecida como PMO. Ela afeta a parte do cérebro responsável, justamente, pelo reconhecimento dos rostos. Quem possui esse transtorno pode enxergar desde partes como olhos, boca ou nariz distorcidos até mesmo o rosto dos demais inteiramente deformado. Um fato interessante é que quem tem PMO pode passar a vida inteira vendo rostos demoníacos, e o mais curioso é que eles podem aparecer de repente.

rostos demoníacos

Como é o rosto demoníaco que as pessoas com PMO veem

Em todo mundo, há apenas cerca de 75 casos registrados de PMO em pesquisas. Um recente estudo da revista médica Lancet enfim conseguiu reproduzir como era o rosto visto por uma pessoa com PMO. Isso porque as imagens desenhadas por pessoas podiam ser vistas com deformidades por quem a desenhou. Contudo, com o auxílio de um paciente que no mundo real via os rostos demoníacos – como ele mesmo descreveu – enquanto que em telas e desenhos ele conseguia enxergar de forma “normal”, enfim eles conseguiram ter uma ideia de como alguém com PMO enxerga.

O resultado foram rostos com olhos grandes e repuxados, bola larga, orelhas pontudas e nariz destacado. Ou seja, algo de fato assustador…Infelizmente, os casos de PMO são confundidas com outras questões psiquiátricas, como esquizofrenia, o que pode levar a diagnósticos e tratamentos errados. Ou seja, acredita-se que o número de pessoas com PMO no mundo seja bem maior, mas muita gente esconde sua dificuldade em reconhecer rostos por medo de serem estigmatizados.

Então, se você enxerga rostos de forma diferente – ou conhece alguém que seja assim, quem sabe não seja PMO?

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter