Quem nunca sofreu com uma alergia, não é mesmo? Independente da idade, existem diversos fatores que podem ocasionar uma reação no corpo. Por isso, o Pátio Hype preparou um guia para você se proteger nas estações mais amenas e não sofrer com os “ites” da vida. Confere aí!
Em primeiro lugar, nos meses mais frios do ano é comum ter um aumento dos casos de rinite e sinusite. Isso porque, o tempo seco desidrata a mucosa, o que leva a um processo inflamatório, que pode desencadear uma rinossinusite.
Embora sejam parecidas, existem diferenças entre a rinite e a sinusite. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas para tratar essas patologias da melhor forma possível.
1 – O que é a rinite
A rinite é uma inflamação e/ou disfunção da mucosa de revestimento nasal, e possui os seguintes sintomas.
- Obstrução nasal
- Rinorreia (presença de secreção e corrimento nasal)
- Espirros, prurido nasal
- Diminuição do olfato
A forma mais comum da doença é a rinite alérgica, decorrente da inalação de substâncias que provocam uma reação alérgica em certas pessoas, tais como ácaros e poluição. Ainda assim, existem outros tipos da doença, como as rinites infecciosas, causadas por vírus e mais raramente, por bactérias.
No caso da Rinite alérgica, recomenda-se deixar os cômodos da casa e a roupa de cama bem limpos para não haver o acúmulo de poeira. Além disso, é importante deixar o sol entrar o Máximo possível.
Já nas rinites infecciosas, é importante higienizar bem as mãos, principalmente em lugares fechados e com aglomerações. Aqui vale usar e abusar do álcool gel, ok?
2 – O que é a sinusite
A sinusite por sua vez, geralmente é uma complicação de uma crise de rinite infecciosa ou alérgica que durou tempo demais. Os principais sintomas da sinusite são:
- Secreção espessa e purulenta
- dores no rosto
- muita tosse
- dores de cabeça
Ainda assim, a sinusite pode ser aguda ou crônica. No primeiro caso, a sinusite decorre de um processo inflamatório iniciado no nariz, e pode durar até 12 semanas, com desaparecimento completo após o tratamento.
No segundo caso, a sinusite já ultrapassa as 12 semanas e a mucosa nasal e dos seios da face têm facilidade para a formação de pólipos, favorecendo o acúmulo de secreções e infecções bacterianas
3 – O que é rinossinusite
Esse termo normalmente é usado com consenso entre os especialistas. Tendo em vista que a rinite e a sinusite são frequentemente doenas em continuidade.
Por isso, podemos ter um episódio esporádico de rinite ou que pode-se estender para os seios da face, gerando uma rinossinusite
4 – Dicas de prevenção
Planeje sua alimentação! – Durante o inverno e outono, a alimentação deve receber uma atenção especial, buscando aumentar a ingestão de frutas e verduras, que auxiliam na reposição das vitaminas C e D
Cuidado ao limpar a casa! – Varrer e Aspirar não eliminam totalmente a poeira e acabam trazendo essas partículas para o ar novamente. O correto é sempre tirar o pó com pano úmido, que gruda a poeira
Utilize umidificadores com moderação! – Esses aparelhos podem ajudar muito em ambientes secos. No entanto, O excesso ou o mau uso dele podem causar mofo dentro de casa, gerando o efeito contrário ao desejado.
Evite ar-condicionado! – Por tirar a umidade do ambiente, o ar-condicionado torna o ar mais seco e frio, sobrecarregando as vias respiratórias.
E aí, curtiu? Conta para a gente o que você achou e comente aqui embaixo quais cuidados não podem faltar nas estações mais amenas. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa.
Fotos: reprodução.