A partir de hoje, (6), começa a funcionar com 86 câmeras espalhadas por ruas e avenidas, o sistema de videomonitoramento de Fortaleza. As câmeras instaladas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) irão monitorar, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, os pontos mais perigosos da cidade, mapeados segundo dados da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Elas auxiliarão a Polícia Militar ajudando a identificar ocorrências e fazendo com que os policiais cheguem mais rápido a esses locais.
O governador Cid Gomes e o secretário de Segurança Pública, Francisco José Bezerra, inauguram hoje o sistema do Circuito Fechado de TV, em uma solenidade na sede da SSPDS. Com um investimento de R$ 6,5 milhões, segundo a secretaria, o equipamento foi instalado em postes de metal de 15 metros de altura, uma forma de dar uma visão mais abrangente da área. Eles vêm acoplados com dispositivos sonoros, que podem ser acionados para afastar possíveis suspeitos que estejam próximos a área onde a câmera está instalada.
Nos postes, também foi instalado um botão que poderá ser acionado caso haja alguma ocorrência no local. O botão acionará os policiais que estão na central de monitoramento, instalada no Quartel do Batalhão de Policiamento Comunitário (Ronda do Quarteirão). Interligadas por meio de fibra ótica, as câmeras captam imagens em 360 graus, um sistema parecido com o já usado pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), que tem 35 câmeras, mas que no caso deste, será usado exclusivamente para segurança pública. Vamos torcer para que a medida realmente torne mais seguras as ruas de nossa cidade!
Foto: Reprodução.