Todos os dias somos bombardeados por informações sobre a pandemia de COVID-19 nos mais diferentes meios. Mas, mesmo assim, ainda restam muitas dúvidas, afinal, é uma doença nova e a cada dia surgem novas informações sobre ela. Porém, em meio a tudo isso, já pararam para pensar em como as pessoas deficientes auditivas se informam? Afinal, não é todo jornal ou mídia que tem tradução para linguagens de sinais, não é mesmo? Então, pensando em resolver essa questão, um grupo de estudantes desenvolveu um site com informações em libras sobre coronavírus para ampliar a acessibilidade ao conhecimento.
Estima-se que no Brasil haja cerca de 11 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Os dados são de um estudo feito em 2019 pelo Instituto Locomotiva em parceria com a Semana da Acessibilidade Surda. Pois bem, visando democratizar o acesso desse público à notícias mais atualizadas sobre a pandemia é que um grupo de estudantes de pós-graduação em Tecnologia em Saúde (PPGTS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) do Paraná desenvolveu o Unidos Pela Saúde. Trata-se de um projeto que traz informações em libras sobre coronavírus.
O site traz dicas de como se prevenir da doença, os principais meios de transmissão, sintomas, o que fazer em caso de suspeitas além de outras informações. Conteúdos sobre saúde mental em tempos de confinamento além de dicas e cuidados com recém-nascidos também são abordados no projeto. Tudo no formato de texto e acompanhado de um vídeo em libras. Além de levar conteúdos a deficientes auditivos, o site ainda serve como ferramenta para familiares e amigos de quem tem deficiência. Isso porque através dele também é possível aprender a traduzir palavras como “pandemia”, “COVID-19” e outros termos ligados ao coronavírus para libras.
Planos para o futuro pós-pandemia
Mesmo no ar há pouco tempo, a comunidade surda já responde positivamente à iniciativa dos alunos. Então, a criação de um site com informações em libras sobre coronavírus deu tão certo que os estudantes já pensam em ampliar o projeto. A ideia é transformar o Unidos Pela Saúde em uma espécie de portal que abordaria outros temas ligados à saúde e bem-estar, todos em libras.
Fotos: Reprodução