Smartphones poderão ficar até 30% mais baratos

Acontece|Economia


Os smartphones estão em alta no Brasil, e podem ter o preço reduzido em até 30%. Foi o que afirmou o secretário-executivo e ministro interino das Comunicações, Cezar Alvarez. Esta é uma forma de fazer com que os aparelhos possam ser mais  acessíveis aos consumidores brasileiros. É a chamada Lei do Bem, que concede incentivos fiscais para a produção de alguns bens específicos no Brasil. Algo parecido com o que aconteceu com os computadores. Quanto menor o preço, mais adesão da população ao produto. A mesma política foi adotada para os tablets também.

O Governo quer com a inciativa massificar o acesso à internet no Brasil, que é uma das funções contidas neste tipo de aparelho. “Nós vemos os smartphones como mais um tipo de equipamento para acesso de dados e de internet pela população. Por isso vemos como necessária uma política industrial e tributária para o setor”, disse o secretário ao G1. Muitas estão sendo as iniciativas dos governos Federal e Estadual e de alguns municípios para fazer com que a internet chegue a cada vez mais pessoas. Exemplo disso, foi a decisão da presidente Dilma Rousseff em disponibilizar internet gratuita nos aeroportos, como já noticiamos aqui, e do Cinturão Digital no Ceará.

Segundo Alvarez, a intenção do Ministério das Comunicações não é conceder incentivos fiscais a todos os aparelhos que disponibilizam configuração para acesso à internet, mas para aparelhos mais simples que não tenham um custo tão alto. Os mais caros ficaram fora dessa política proposta pelo Ministério. E você, já aderiu a moda dos smartphones?

Inscreva-se na nossa newsletter