Dicas de sustentabilidade no trabalho
28 de março de 2016
Dieta Detox não é indicada para todos
28 de março de 2016

Vem aí mais uma exposição imperdível para quem curte uma boa discussão sobre temas culturais da sociedade atual!  A exposição Not Welcome foi aberta nesta segunda-feira (28), às 10h, no Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Resultante da pesquisa iniciada pela Kunstuniversität Linz, a exposição conta com a colaboração de 30 professores e estudantes da Alemanha (Universidade Alanus), Aústria (Kunsthochschule Linz) e Brasil (IFCE, UECE), que trabalharam questões relativas ao fenômeno conhecido por Brasilianização do Oeste. Para esse trabalho serão abordados assuntos relacionados a não sermos bem vindos em um mundo de constante mudança. O recorrente paradoxo de viver a vida cerceado em fronteiras de (re)nascimento da cultura do acolhimento, ou “Welcome Culture”.
“Not-Welcome” mostra a ideia de dois pesos e duas medidas, ou seja, ao mesmo tempo que na visão do estrangeiro o brasileiro cede seu espaço e tempo para outros povos, ao compartilhar suas casas para acolher os turistas que querem conhecer o mundo gastando pouco, adiciona desconhecidos às redes sociais e pratica o engajamento social para auxílio de migrantes e refugiados, acaba por evitar o indesejável, o que é Not Welcome. Se fechando para outras questões, como políticas, sociais etc”, destaca a coordenadora do Sobrado José Lourenço, Natália Maranhão.

Para compor esta trabalho, os artistas e pesquisadores utilizam o conceito de Brasilianização. Tendo como base os estudos do sociólogo alemão Ulrich Beck, que aponta o Brasil como exemplo mundial futuro, com sérios problemas políticos e sociais. Ao mesmo tempo, o país é um mix cultural, fato apontado positivamente por Gilberto Freyre.

Dentro deste contexto, os realizadores lançam a pergunta: se a situação econômica e política do país pode ser um reflexo do futuro da situação mundial, até que ponto o Brasil pode servir positivamente de exemplo no comportamento social mundial pelo orgulho da miscigenação de seu povo? É o que você vai poder conferir, durante o bate-papo “Café do Zé”, nesta segunda-feira, às 10h, durante a abertura da Exposição Not Welcome.

Fica a dica!

 

Serviço:

Exposição “Not Welcome”

Local: Sobrado Dr. José Lourenço –  Rua Major Facundo, 154, Centro, Fortaleza CE

Informações: (85) 3101.8826 – 3101.8827

Fotos: Reprodução

0 Comentários

  1. Natália disse:

    Olá, boa tarde, essa foto é do Museu da Indústria, não do Sobrado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *