Sobrado José Lourenço recebe propostas para realização de sua próxima exposição

Art Daqui|Arte|Cultura|Oportunidades

Entre os dias 03 a 23 de setembro de 2016 o Sobrado José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), organiza a “Exposição-fórum 2066”, para refletir sobre os tempos que integram cinquenta anos de história das artes e das instituições culturais no Estado. O número 2066 foi escolhido como referência ao centenário da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em uma ponte entre os anos 1966 – 2016 – 2066. A ideia é pensar a atividade junto com artistas, arte-educadores, educadores de museus, de patrimônio, curadores, críticos de arte, críticos de exposição, pesquisadores, fotógrafos, entre outros membros que compõe a rede de cooperadores do mundo da arte, trazendo como marco o ano de 2066.

Interessados devem apresentar, até sexta-feira, 26/8, uma proposta de trabalho, de atelier, oficina, instalação, peça artística ou outra atividade que fará parte da “Exposição-fórum 2066”. A inscrição é gratuita, porém os custos do projeto serão de responsabilidade dos candidatos. Faça a inscrição aqui.

 

exposiao 2066 
Mais sobre a exposição
 
O número 2066 foi escolhido por referência ao centenário da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (1966 – 2016), pensando os próximos 50 anos. O Sobrado Dr. José Lourenço comemora seus dez anos junto ao cinquentenário da Secult. “Os momentos de comemoração são importantes porque nos mobilizam a lembrarmos juntos das experiências vivenciadas na coletividade. Ao lembrarmos do que temos em comum como herança  em relação ao papel dos museus nos mundos das artes, decidimos abrir o Sobrado Dr. José Lourenço para uma exposição fórum que tem por objetivo convocar os artistas e os membros cooperadores dos mundos das artes: curadores, críticos de exposição, educadores, por exemplo a construir um debate a respeito dos caminhos que poderemos escolher para o Sobrado Dr. José Lourenço”, destaca Carolina Ruoso, diretora do equipamento da Secult.
Dessa forma, a exposição-fórum 2066 é uma chamada de ocupação do Sobrado Dr. José Lourenço. Uma exposição que convoca a participação ampla e interdisciplinar, aberta aos filósofos, aos historiadores, sociólogos, biólogos, estudantes, comerciários e demais interessados em propor ideias para fazer do Sobrado Dr. José Lourenço um museu que atende seus compromissos de dialogar com os artistas e trabalhadores da cultura que residem no interior do Estado do Ceará, ao mesmo tempo em que estará pensando ações com artistas de Fortaleza, de outros Estados Brasileiros e de circulação internacional.
“‘2066’ é também um ensaio sobre a relação dos artistas, curadores e os museus. Uma tentativa de compreender como nestes últimos cinquenta anos os museus tiveram suas estruturas desmontadas, montadas e desmontadas outra vez para se reinventarem novamente”, acrescenta a diretora do Sobrado Dr. José Lourenço.
Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter