Entende-se que as cidades dispõem de inúmeras possibilidades educadoras, podendo contribuir para a garantia de uma educação de qualidade que promova o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. Nesse contexto, não é de hoje que o município de Sobral compromete-se em transformar seu território em um espaço educador, garantindo oportunidades educativas para além das escolas.
Reconhecendo os avanços do município nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) agraciou, pela sétima vez consecutiva, Sobral com o Selo Unicef Município Aprovado. Para o prefeito Veveu Arruda, é uma alegria receber esse reconhecimento pelo esforço da gestão municipal em melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes.
“Temos a menor taxa de mortalidade infantil do Norte e Nordeste e 11º menor do País (6,9) e construímos a melhor rede de educação do Brasil, segundo o próprio Ministério da Educação. Porque queremos que nossas crianças e adolescentes tenham a condição de viver no semiárido nordestino com qualidade e dignidade”, comemora o prefeito de Sobral.
Saiba mais:
A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância reconheceu 500 municípios do Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, que melhoraram as condições de vida das crianças e adolescentes, contribuindo para a redução das disparidades regionais e avanço na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
No Semiárido, foram 1.502 municípios convidados em 2013, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016. E 308 municípios de 10 estados são certificados com o Selo Unicef Município Aprovado, destes 82 são municípios cearenses, por terem se destacado na realização de pelo menos 70% das ações propostas na metodologia do Selo Unicef. A solenidade de premiação será realizada em Fortaleza, no dia 10 de dezembro, encerrando esta edição do Selo Unicef Município Aprovado.
Fotos: Reprodução.