Num mercado cada vez mais competitivo, quanto mais cedo você tiver uma experiência como empreendedor, melhor. E, para isso, nada como as chamadas empresas júnior. É uma oportunidade e tanto dos universitários aprenderem na prática sobre o mercado de trabalho e, de quebra, servirem á sociedade. A Prefeitura de Sobral sabe disso e estimula a atividade.
Com o objetivo de articular as empresas juniores existentes no município, a Prefeitura de Sobral promoveu, no último dia 20 de julho, um encontro para a formação do Movimento Empresa Júnior de Sobral (MEJS). Coordenado pela Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), o encontro promoveu a interação entre as empresas existentes, discutindo a atuação em conjunto e o papel do setor público no apoio das atividades desempenhadas pelas juniores.
As empresas juniores são formadas por universitários organizados em uma associação civil com o intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país e de formar profissionais capacitados e comprometidos com esse objetivo. No Brasil, já existem mais de 11 mil empresários juniores, realizando mais de 2,5 mil projetos por ano. Em Sobral, são 6 Empresas Juniores em 4 Universidades locais, a Index – empresa júnior do curso de administração da UVA – é a mais antiga, com mais de 15 anos de atuação.
O encontro contou com a participação de membros das Empresas Juniores sobralenses do Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú – IVA (Inove Consultoria Jr.); e da Universidade Federal Vale do Acaraú – campus Sobral (Project Empresa Jr. e Loading Desenvolvimento Jr.); do professor orientador Leandro Vasconcelos; do Agente de Desenvolvimento Municipal, Yves Gurgel; e da Coordenadora de Desenvolvimento Econômico da STDE, Tarciliane Candido.
E que as outras gestões municipais tenham a mesma preocupação em formar seus jovens e prepará-los, cada vez mais cedo, para o mercado de trabalho. mais uma bela iniciativa e mais um belo golaço da Prefeitura de Sobral.
Fotos: Reprodução