Foi realizado, neste fim de semana, o processo seletivo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e já se pode dizer que tudo aconteceu como estava previsto pela organização. O ENEM levou milhões de estudantes às salas de aula, em dois de provas, para “lutarem” por uma vaga na universidade e ingressarem na vida acadêmica. Em relação aos faltosos ou atrasados, o Inep registrou que cerca de 1,4 milhão de estudantes não compareceram à prova, uma média de abstenção de 26,4%.
Alguns estudantes foram desclassificados por acessarem o Twitter, pelo celular, durante as provas. O uso de celular e de qualquer aparelho eletrônico que possa enviar e receber mensagens é proibido no momento da prova. “O participante deverá guardar, antes do início das provas, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros pertences listados no item anterior, sob pena de eliminação”, diz o edital. Em Campo Grande (MS) uma estudante foi eliminada por usar relógio e em Fortaleza (CE) outra foi desclassificada do processo por usar lápis e borracha.
Em relação às provas do sábado (22), alguns professores consideram que foi bem elaborada e mostrou um avanço em relação ao processo do ano passado. O nível de dificuldade não estava diferente da prova de 2010, mas foi cobrado mais conteúdo, nas provas de ciências da natureza e de ciências humanas. Foi destacado também que as questões tinham textos muito longos, às vezes desnecessários, o que dificultou o rendimento dos alunos, já que o tempo era curto.
Já a segunda prova foi cansativa e desgastante, de acordo com vários estudantes e professores. A prova teve 90 questões distribuídas entre matemática, português e redação. O tema da redação foi “viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado”, permitindo que fosse trabalhada uma argumentação pelo aluno e por ser um tema atual e próximo da realidade dos estudantes, o processo pode ter sido facilitado.
Já se sabe que no próximo ano o ENEM terá duas edições. A primeira nos dias 28 e 29 de abril e a segunda provavelmente em outubro, em data a ser anunciada. Para mais informações, acesse o site do ENEM 2011. Os participantes poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011, a partir de 4 de janeiro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.
Fotos: Reprodução.