Um precioso material obtido por Lu Marini, um dos mais importantes expedicionários de paramotor do mundo. Até o dia 2 de julho, a CAIXA Cultural Fortaleza recebe a exposição inédita Pelos Ares: 15.042km de Brasil. A mostra reúne as expedições do piloto por 22 estados brasileiros durante nove anos, entre 2009 e 2016.
Na exposição, que tem a curadoria de Gabriela Alejandra Nebot, o visitante poderá conferir seis temas centrais: Atlântico, Pantanal, Transamazônica, Rio Tietê, Rio São Francisco e Rio Doce. São fotos, vídeos e objetos, além de um simulador de realidade virtual, em que o público chegará mais próximo da sensação de voar. Em meio às paisagens vistas de cima, entre o belo e também o devastador, estão as histórias de quem encontra na simplicidade uma forma de viver, gente que muitas vezes é vítima de descasos sociais e ambientais.
Este é, de fato, o objetivo maior da exposição: permitir se colocar no lugar do outro enquanto promove a reflexão e alimenta a busca por um mundo melhor, mais justo e humano. O conteúdo retrata o litoral brasileiro de norte a sul, a vida selvagem no Pantanal, a realidade da rodovia mais polêmica do país, o sofrimento de quem vive às margens de um dos rios mais poluídos do mundo, as diferenças de outro rio com seus encantos e, por fim, aquela que é a maior tragédia ambiental da história brasileira, o rompimento de uma barragem na região de Mariana (MG), que despejou no Rio Doce mais de 60 milhões de metros cúbicos de lama tóxica.
Uma exposição inédita, com surpresas e sensações que seguem além da estética ao possibilitar a análise de questões ambientais, sociais e econômicas do país. Percursos que somam milhares de quilômetros formados por várias realidades, culturas e ecossistemas. Vale conferir!
Serviço:
Exposição: Pelos Ares: 15.042km de Brasil
Até o dia 2 de julho, na CAIXA Cultural Fortaleza
Classificação indicativa: Livre. Entrada gratuita
Fotos: Reprodução