Para o Capitão Wagner, “a Polícia Civil é a maior ferramenta de combate ao crime organizado, pois ela que tem o papel de fazer a investigação”. Ainda de acordo com ele, “sem uma Polícia Civil bem equipada e estruturada, não há como resolver o problema da segurança pública no Ceará”.
→ Olhar gerencial sobre a investigação
A fundação da Polícia Civil remonta à chegada da corte portuguesa ao Brasil, com a criação da Intendência Geral de Polícia da Corte, em 1808. O setor evoluiu até ganhar, em 1969, o primeiro Estatuto da Polícia Civil de Carreira do Estado. Sua função institucional é exercer o papel de polícia judiciária estadual, apurando as infrações penais em busca de testemunhas, provas e informações que auxiliem a elucidar crimes.
Durante a solenidade em alusão aos 209 anos de criação da Polícia Civil no Ceará vão ser homenageados com a entrega de placas comemorativas os inspetores Jardel Max Silveira Pinto, Fagner Melo da Mota, Petrônio Jeronimo dos Santos, Lázaro de Sousa Moreira, Marcos Sandro Borba Silva (in memoriam), Francinaldo Bezerra do Nascimento e Fernanda Maria Bandeira Martins, além do escrivão Antônio Rafael Marinho, da operadora de telecomunicações Silvana Martins Rocha de Freitas e do delegado Raphael Vilarinho da Cruz.
Fotos: Reprodução.