É verdade, aquela velha e melosa frase que diz “sem você tudo é tão frio” faz sentido sim! Quando você se sente só ou meio que excluído da turma, a sua temperatura cai. Aí tudo fica sem graça, tudo fica frio. Alguns voluntários sentiram na pele todo esse frio e solidão! Não entendeu nada? A gente explica!
Uma pesquisa realizada pela Universidade Tilburg, na Holanda, convidou um grupo de pessoas para participar de um jogo online de arremesso de bolas. Os pesquisadores mediram a temperatura dos dedos deles por 24 vezes das pessoas enquanto jogavam. Em alguns momentos, propositalmente, alguns jogadores deixavam de receber as bolas e ficavam excluídos do jogo. Toda vez que isso acontecia, a temperatura deles caía, em média, 0,378 graus Celsius.
Isso acontece como uma forma de proteção do corpo. Quando se sente medo, por exemplo, o sistema manda uma série de ordens, como aumentar os batimentos cardíacos ou contrair os vasos sanguíneos. Os pesquisadores acreditam quem com os sentimentos de solidão de exclusão acontece algo parecido, o corpo se alarma, mas o coração não acelera. Aí os dedos ficam frios e as regiões internas do corpo ficam bem mais quentinhas.
E se você estiver nessa de ficar tristinho, os pesquisadores já sabem como recuperar a temperatura normal do corpo: basta tomar uma xícara de chá! É claro que essa não é a solução ideal, afinal, em época de Natal e Ano Novo, o melhor mesmo é estar rodeado das pessoa que você ama. Isso sim é calor humano!
Fotos: Reprodução