Estudo revela que as famílias gastam apenas 36 minutos por dia reunidas
Os horários agitados e tarefas domesticas tem diminuído o tempo que as famílias passam reunidas, é o que mostra uma pesquisa britânica. Por anos, são apenas 15 dias de qualidade em contato com a família. Os dois mil adultos entrevistados acreditam que o tempo gasto entre trabalho e lazer é desproporcional.
Natal, domingos e dias em parques foram citados pelos entrevistados como dias em que as famílias conseguem se reunir e ter um tempo de qualidade juntos. As visitas aos avós e as leituras antes de dormir para as crianças também são citados como momentos de relaxamento entre familiares.
Apesar de essenciais, a rotina em casa pode se tornar muito monótona. Longas jornadas de trabalho e noites e fins de semana gastos com tarefas domesticas são empecilhos para curtir momentos em família. Oito em cada dez pais disputam a atenção dos filhos com a TV e o videogame. Boa parte das famílias tem boa vontade em organizar finais de semana para curtirem juntos, mas 25% das vezes os planos precisam ser desfeitos para cumprirem obrigações.
Quase dois terços das famílias afirmaram que sentam em frente à TV porque todos estão cansados demais para conversar. Para ¾ dos pais, está difícil acompanhar o crescimento das crianças e 60% deles não tem tempo durante a semana para estar com os filhos. Alguns pais admitiram perder momentos importantes dos filhos por estarem atarefados demais.
Fotos: Reprodução