Sono inquieto!

Comportamento|Saúde

Dormir é essencial para viver bem, com energia e disposição, mas algumas pessoas tem problemas durante o sono que afetam a qualidade de vida,  ritmo no trabalho, na escola e em todos os setores da vida. Apesar do corpo e mente descasarem, o cérebro continuam trabalhando no processamento de informações e produção de hormônios. O sono passa por estágios, onde o sono REM é o estágio mais profundo do sono, quando acontecem os sonhos. Conheça alguns problemas do sono e seus tratamentos.

Respiratórios 

sono1_nopatio

O ronco é classificado como um distúrbio do sono. É normal quando a pessoa está muito cansada ou ingeriu bebidas alcóolicas. Ronco frequente merece tratamento e quando seguido de apneia já caracteriza um problema sério. Esse distúrbio também afeta o sono de quem dorme ao lado. A Apneia caracteriza-se pela pausa na respiração, que é no máximo de 20 segundos. Vem acompanhada de cansaço e sonolência durante o dia.

A longo prazo, a apneia pode levar a problemas cardíacos e metabólicos. Alguns pacientes precisam usar um aparelho chamado Cpap, uma máscara que joga ar na garganta para que ela se mantenha aberta durante o sono.

Sonambulismo 

sono2_nopatio

O problema é mais comum em crianças e precisa de ajuda médica quando causa problemas, mas costuma desaparecer com o tempo. No entanto, o problema pode afetar os adultos e o principal risco são acidentes com escadas, objetos e janelas. O ideal é não assustar o sonâmbulo e levá-lo de volta para a cama. O problema pode ter ligação genética e há tratamento com medicamentos para tratar o distúrbio.

Pesadelos

sono3_nopatio

Todo mundo já experimentou e vai experimentar a horrível sensação de ter um pesadelo, mas em algumas pessoas o sonho ruim é recorrente e merece investigação. Geralmente, o problema é tratado com terapia e alguns medicamentos também podem ser utilizados. O paciente deve procurar ajuda médica quando o problema começar a afetar a vida quando acordado.

Síndrome das pernas Inquietas 

sono4_nopatio

As pessoas geralmente descrevem a síndrome como uma agonia nas pernas e necessitam movê-las para que passe. Acontece apenas na hora de dormir e os pacientas não conseguem pegar no sono, alguns se movem enquanto dormem e acordam cansadas. O distúrbio é causado por uma alteração química no cérebro. É tratado com remédios e exercícios físicos.

Insônia 

sono5_nopatio

Segundo especialistas, a insônia é um sintoma e não uma doença. É a terceira maior causa de procura por ajuda médica e o tratamento pode variar. O paciente realiza exames para identificar a causa do problema e o tratamento é escolhido com base no todo. A insônia pode causar alterações de memória, depressão, irritação e a longo prazo até alterações cardíacas.

O corpo precisa descasar para que você tenha um dia produtivo e manter o metabolismo em ordem. Então, a qualquer sinal de algum distúrbio do sono, procure ajuda médica.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter