SPFW N50 – O que rolou no primeiro dia da semana de moda

Eventos|Moda|Semana de Moda

Hello, fashion lovers! Num formato 100% digital a SPFW N50 teve início ontem, dia 04 de Novembro de 2020, pontualmente ás 14h em uma transmissão através do YouTube. Devido à pandemia da Covid-19, o evento se dá de forma virtual, o que permitiu que algumas marcas explorassem outras formas de apresentação. A tradicional Semana de Moda de São Paulo contou com nomes de peso no primeiro dia de evento: Isabela Capeto, Lenny Niemeyer, Fernanda Yamamoto e Alexandre Herchcovitch (ALG). Vem conferir tudo o que rolou na estréia da São Paulo Fashion Week de número 50!

1 – Fernanda Yamamoto abriu a SPFW N50

Fernanda Yamamoto trouxe poesia em forma de moda (ou o contrário, talvez?!) para a SPFW N50. Em parceira com a poeta Clarisse Romeiro e com Coral Jovem do Estado de São Paulo (responsável pela trilha), Fernanda concebeu um vídeo sobre sentimentos vividos por ela e sua equipe durante a quarentena. “São sensações, desejos e questionamentos que a Clarice transformou em palíndromos que, depois, viraram estampas”, diz.

A estilista faz parte do grupo de marcas independentes que foram afetados com a pandemia. Devido ao fechamento das lojas, ela só conseguiu lançar sua coleção (pronta desde março) em setembro. Confira o vídeo-performance abaixo:

2 – Lenny Niemeyer

Leveza traduz perfeitamente o fashion film que Lenny Niemeyer apresentou na SPFW N50, formato inédito para a estilista. “Entrei em crise existencial”, diz ela. “Estou acostumada com passarela, aquela emoção, música alta. Porém, isso não é mais possível e tentar simular essas sensações no digital seria impossível”, afirma. O excesso de tecidos em padronagens de botânica com grafismos geométricos traz riqueza para os cortes retos em matéria-prima natural.

3 – Victor Hugo Mattos

Com narração climática da Letrux, o vídeo-performance de Victor Hugo Mattos nos leva para um mergulho no fundo do mar. É o encontro perfeito entre sereia tropical e o que há de mais rico nos trabalhos de artesãs brasileiras. O designer reforça seu trabalho manual com crochê, rico em bordados de búzios, pedrarias, conchas e franjas, agora com direito a inspeção em close-up. Boa parte da coleção apresentada na SPFW N50 foi feita em upcycling.

4 – Isabela Capeto faz seu retorno ao evento na SPFW N50

A carioca Isabela Capeto trouxe um “desfile” com vibe alto astral e cheio de dança para seu retorno ao São Paulo Fashion Week. O vídeo traz um pouco do universo criativo da estilista o que aproxima quem tá assistindo e deixa tudo mais íntimo. Com direção de Caio Blat e Luisa Arraes, a estilista fez de seu desfile uma espécie de videoclipe com cinco bailarinos da comunidade da Maré, coreografados por Malia Lima.

As tão características cores de Isabela estão lá, e veem adicionadas a muita fluidez, bom-humor e conforto.

5 – Irrita

A casa é o ambiente que mais esteve presente nos últimos meses em nosso cotidiano, e ela é a grande protagonista desse vídeo-performance. Dualidades, autoconhecimento, companhia, todos os sentimentos que veem aflorando nesse período pandêmico na gente é explorado em uma esquete bem-humorada. “Para mim, o que é mais bonito no ser humano é a capacidade de se adaptar e criar dentro da própria mente”, diz a estilista Rita Comparato.

6 – ALG estreia na SPFW N50

ALG, marca de Alexandre Herchcovitch e Fábio Souza e linha mais acessível da À La Garçonne veio na contramão do que vimos nesse primeiro dia de evento e apostou num formato mais tradicional de desfile, mesmo que respeitando todas as normas sanitárias e sem presença de público.

ALG traz um streetwear, característica muito presente no DNA da marca, cheio de referências esportivas e peças quase básicas, sempre confortáveis. Segundo Alexandre, a ideia é simplificar a peça ao máximo para sua melhor e mais fácil assimilação.

O que você mais curtiu nesse primeiro dia de SPFW N50?! Conta pra gente!

Foto/vídeos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter