Startup brasileira produz embalagens à base de cera de abelha

Hype do Bem|Hypeando

As crises causadas pelas mudanças climáticas no mundo já começaram e várias cidades têm sido devastadas por tragédias naturais decorrentes da poluição. E não apenas a poluição do ar, o excesso de plástico, poluição das águas e o desmatamento também contribuem para isso. Dentro desse contexto, uma startup brasileira resolver desenvolver um produto que diminui consideravelmente o plástico de uso único, ou seja, aquele que só usamos uma vez e descartamos. Você conhece as embalagens à base de cera de abelha da Envolve Bioembalagens?

cera de abelha

A Envolve Bioembalagens surgiu em 2018 com o propósito de impactar positivamente a relação de equilíbrio entre consumo, redução do desperdício de alimentos e cuidado com o meio ambiente. Sua embalagem sustentável é feita a partir de um pedaço de tecido 100% algodão, impermeabilizado com uma mistura de cera de abelha, breu e óleo de coco.  O produto, também conhecido como ecowrap ou simplesmente pano de cera, é uma embalagem sustentável, que protege e conserva alimentos. Com durabilidade aproximada de 1 ano, o tecido encerado é uma alternativa sustentável ao plástico filme, produzido a partir de fontes não renováveis e com baixo índice de reciclabilidade.

O ecowrap passou por testes e validações realizados junto a órgãos como o Ministério do Meio Ambiente, a Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps), o Instituto Lixo Zero e o The Founder Institute. Trata-se da primeira embalagem sustentável produzida em escala industrial no mercado nacional.

O consumidor pode escolher entre mais de 30 estampas personalizadas, que estão em constante renovação, em 4 diferentes tamanhos e um modelo específico de porta sanduíche. Lavável e reutilizável, sua durabilidade é de 150 usos, ou cerca de um ano. Biodegradável, ao final de sua vida útil o pano de cera pode ser destinado à compostagem, mantendo assim a matéria-prima e recursos biológicos na cadeia de produção e consumo e diminuindo a utilização de aterros sanitários.

Isso que é usar a criatividade para deixar de usar plástico filme, hein?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter