Startup recicla plástico dos oceanos e transforma em tijolos

Hype do Bem|Hypeando|Inspiração da Semana

Que o plástico tem sido um dos maiores problemas ambientais dos últimos tempos, isso já não é novidade. Está em todos os jornais, blogs e sites da internet. Assim como a imensa quantidade de lixo plástico que tem ido parar no mar, a ponto de existirem verdadeiras ilhas de plástico em diversos pontos do oceano. Mas uma startup norteamericana tem trabalhado para diminuir a quantidade de plástico dos oceanos E para isso ela tem reciclado esse material de uma forma super criativa e transformando-o em material de construção!

A empresa chamada Byfusion tem como lema dar um “bom futuro” para o plástico. E, para isso, ela investiu em uma forma inovadora de reciclar esse material. Ela desenvolveu e patenteou uma tecnologia que transforma o plástico em geral em material de construção de alto desempenho muito similares a tijolos. E a eles deu o nome de byblocks. Cada byblock é feito inteiramente de plásticos recicláveis ​​e não recicláveis. A meta da Byfusion é reciclar 100 milhões de toneladas de plástico até 2030.

Plástico dos oceanos

Como reciclar o plástico dos oceanos

Uma das principais parcerias da Byblocs é com organizações ambientais que retiram o plástico dos oceanos. Somente no verão de 2020, a empresa atuou como parceira de um projeto que retirou mais de 100 toneladas de resíduos da grande mancha de lixo do Oceano Pacífico. Depois de coletado, o plástico é triturado em pedaços menores. Depois, ele é superaquecido utilizando um processo patenteado pela empresa e fundido em blocos medindo 40 cm x 20 cm x 20 cm e pesando 10 kg cada. 

Plástico dos oceanos

O diferencial do processo da Byfusion é justamente esse. Ele não requer produtos químicos, aditivos ou cargas e gera 41% menos emissões de gases de efeito estufa do que os blocos de concreto. Os byblocks também não racham ou desmoronam como blocos padrão. Depois de feitos, os blocos podem ser utilizados para diversos finas na construção civil. Isso inclui a utilização em muros de contenção, paredes de som, galpões, terraços e paisagismo. A empresa também vende produtos de móveis feitos a partir de blocos de plástico reciclado, como uma floreira e um conjunto de mesa de centro. Eles até divulgaram um vídeo para mostrar a resistência do material:

Para ir além de reciclar o plásticos dos oceanos e ter um impacto ambiental positivo ainda maior, a Byfusion disponibilizou o sistema de fabricação de blocos para empresas de gerenciamento de resíduos, governos, municípios e corporações ambientalmente conscientes em todo o mundo. A ideia deles é fazer parceria e licenciar as máquinas que “fazer blocos”. “A Byblock permite que comunidades, corporações e governos façam uso de seus resíduos plásticos enquanto limpam o planeta. nossos sistemas de bloqueio criam empregos, melhoram a infraestrutura e revitalizam bairros em todos os lugares’, diz a empresa.

Fotos e vídeo: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter