Startup transforma lixo das praias em chinelos

Hype do Bem|Hype por Aí|Hypeando
lixo das praias

Na última semana, celebramos o Dia do Planeta Terra. Muito se falou sobre as ações para evitar o desmatamento e proteger o meio ambiente. E, infelizmente, um dos problemas que também está longe de ser resolvido é a questão do lixo das praias e todo o plástico que vem poluindo os oceanos. Mas, por sorte, também existem várias iniciativas que lutam contra toda essa poluição e buscam dar um destino a todos esses resíduos. E uma delas é uma startup brasileira que tem justamente transformado esse lixo das praias em chinelos.

A Ocean Refresh é uma iniciativa brasileira criada por Bernardo Pedroso, mas que ésediada na Europa. O empreendedor é filho de uma das primeiras mulheres surfistas do Brasil, ou seja, a ligação dele com a praia vem desde a infância. Então, ele acompanhou de perto o aumento do lixo acumulado no litoral brasileiro. O fato é que a quantidade de lixo e poluição por plástico nas águas de todo o planeta está fora de controle e todos os dias, toneladas de resíduos acabam indo parar nas praias de vários países – Inclusive o Brasil.

lixo das praias

Das praias para nossos pés

Então Bernardo resolveu investir em uma forma de ajudar a limpar todo esse lixo das praias. E assim nasceu sua startup. “Quando comecei a Ocean Refresh, não era sobre o produto. Nunca era sobre o produto, o produto era o resultado do trabalho árduo que estamos fazendo para criar algo com o lixo que já está lá”, diz ele. E mais d que investir na limpeza de praias, a empresa também investe em ações sociais.

Isso porque a Ocean Refresh trabalha em parcerias com ONGs de várias cidades litorâneas do Brasil. A ideia é recrutar voluntários em diferentes comunidades e levar educação ambiental a todos. Assim, além de catar e recolher o lixo encontrado nas praias, os envolvidos ainda aprendem sobre descarte correto, reciclagem e consciência ambiental. De acordo com a startup, cada par de chinelos é feito de até 1 kg de lixo plástico marinho, incluindo até 24 garrafas descartáveis. Inclusive, eles têm um programa de retorno no qual o cliente pode devolver o chinelo que eles não querem mais para que este seja reciclado e transformado em um par novo.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter