Luis Suárez está experimentando o gosto amargo de sua atitude no jogo contra a Itália. A mordida no zagueiro italiano Chiellini vai custar ao uruguaio nove jogos de suspensão, além de ser banido por quatro meses de qualquer atividade ligada ao futebol. Segundo o Comitê Disciplinar da Fifa, o jogador violou os artigos 48 e 57 do código de disciplina, que aborda a conduta agressiva em relação aos adversários e falta de ética em campo.
Com base no código, Luis Suárez foi suspenso por nove jogos oficiais, o que o mantém fora da Copa do Mundo, pois a punição começa a valer no próximo jogo do Uruguai contra a Colômbia. Mesmo se sua seleção não se classificar para a próxima fase, a sanção continua valendo para partidas oficiais. Durante o período de suspensão de nove jogos, Suárez não poderá entrar em qualquer estádio onde o Uruguai estiver jogando. Além de tudi isso, o jogador ainda terá de pagar uma multa de 100 mil francos suíços, o que equivale a 248 mil reais.
O presidente do comitê disciplinar da Fifa, Claudio Susler, declarou em nota que o comportamento do jogador uruguaio não deve ser tolerado em nenhuma competição, muito menos na Copa do Mundo. Segundo a FIFA, ele já foi notificado da punição. Luis Suárez já se envolveu em outro caso de mordida em jogador. Quando ele jogava pelo Ajax, da Holanda, o Suárez mordeu o atacante Bakkal, do PSV, em 2010. Para completar o histórico, em 2013 o jogador do Uruguai repetiu o ato contra o zagueiro sérvio Ivanovic, do Chelsea, quando jogava pelo Liverpool.
Foto: Reprodução